TEMPOS DIFÍCEIS, TEMPOS DE LUTA!

Companheiros e companheiras
Ser sindicalista é ainda mais desafiante em tempos de crise.
Requer compromisso de classe, coragem, preparo e determinação. E, no caso dos condutores de São Paulo, vai mais além. A esses requisitos, somam-se habilidade, inteligência e unidade para enfrentar os detentores do poder econômico e gerenciadores do sistema de transporte público de uma das maiores cidades do mundo. Só assim, conseguiremos nos proteger dos ataques do Poder Público e dos empresários de ônibus. Só assim, vamos salvaguardar direitos históricos e o nosso emprego.
Embora decepcionante, não é surpresa que com a aproximação da data-base, os patrões se valem da “cambaleante” conjuntura econômica e política do país para criar dificuldades de toda ordem. Na hora da negociação, a mesquinhez ganha relevância, a divisão do pão é injusta. O que interessa para eles é garantir seus ganhos, mesmo que seja em detrimento dos direitos dos trabalhadores.
Vamos começar a campanha salarial com um obstáculo gigantesco a superar. Chamo a atenção para a ameaça fora da realidade que ronda os condutores. Estou falando da decisão destemperada da Administração Municipal que autorizou as empresas de ônibus retirarem os cobradores dos coletivos, já a partir de abril. Isto deve acarretar demissão em massa, cerca de 18 mil trabalhadores devem perder seu emprego, sendo que a maioria são pais e mães que respondem pelo sustento de suas famílias.
Estamos cientes que a batalha não será fácil e nem curta. Por isso, reforço a necessidade de que estejamos novamente unidos para evitar que o pior aconteça.
Por nosso emprego e direitos, somos chamados a lutar com todas as armas e junto com toda a categoria para defender os cobradores e demais trabalhadores do transporte público da cidade de São Paulo.