Nenhum direito a menos

Como todos sabem, estamos iniciando a Campanha Salarial 2018/2019. Além da renovação da atual Convenção Coletiva de Trabalho, que tem assegurado diversos direitos em mais de 70 cláusulas, é a oportunidade de avançarmos nas buscas por outras conquistas sociais, reposição da inflação, reajuste salarial, participação nos resultados e tantos outros direitos.

Essa campanha será a primeira após a Reforma Trabalhista. Acreditamos que ela será extremamente difícil, pois os patrões vão usar de todas ferramentas possíveis para fazer a retirada de direitos. Não o bastante, a reforma enfraqueceu o poder de atuação da Justiça do Trabalho que não poderá mais renovar diretamente a Convenção Coletiva e os patrões sabem disso.

O nosso Acordo Coletivo vence no próximo dia 30 de abril, a partir de então, vamos para as negociações sem nenhum direito garantido no papel. É como se iniciássemos com uma folha em branco tendo que rediscutir absolutamente tudo.

Por isso, é indispensável a participação de todos os companheiros e companheiras nessa campanha salarial. Afinal, somente com nossa união teremos força para sairmos vitoriosos nessa luta.

Nossa diretoria encarregou a Assessoria Jurídica de fazer um levantamento detalhado de todos artigos da Reforma Trabalhista que possam levar a retirada de direitos, por meio de acordo individual (patrão e empregado), para contrapormos na próxima Convenção Coletiva.

Veja nas próximas páginas alguns dos direitos que a Reforma Trabalhista autoriza a retirada e/ou alteração por acordo individual ou coletivo. É por essas e outras que devemos ficar atentos, pois teremos uma grande luta pela frente!

Um abraço a todos,

Valdevan Noventa – Presidente