Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

Licitação sim, mas sem falcatruas!

O Sindmotoristas sempre se posicionou a favor da licitação, desde que o objetivo seja reformular o sistema de transporte por ônibus para proporcionar um serviço de maior qualidade, eficiência e, é claro, que vise à valorização dos condutores.
Por ser tratar de uma licitação bilionária, nos bastidores os concorrentes travam uma guerra acirrada.
A Prefeitura tenta, desde 2013, concluir o processo licitatório. Neste período, teve que contornar vários contratempos de ordem burocrática e jurídica. Agora, depois da entrega dos envelopes das empresas, realizada no último dia 05, as documentações das participantes estão sob análise.
O nosso sindicato tem acompanhado de perto toda a movimentação. Em várias oportunidades, levamos ao Poder Público a preocupação com a situação dos trabalhadores.
Em conversas com o prefeito Bruno Covas e com o ex-presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Leite, entregamos uma solicitação para que se fizesse constar da licitação a garantia dos postos de trabalho e o respeito aos direitos dos trabalhadores. O problema é que, apesar da porta aberta para o diálogo, não houve por parte das autoridades qualquer sinalização a favor dos interesses da nossa categoria.
Outro fato extremamente preocupante é que, em meio às idas e vindas da licitação, algumas empresas de ônibus adotaram novas denominações: Transkuba, agora é KBPX; Vips, Metróple Paulista; e Via Sul virou Via Sudeste. O caso da Campo Belo é diferente, mas não menos grave, a Viação Ambiental assumiu todos os lotes dessa empresa. Essas manobras acenderam a luz vermelha, isto está cheirando à sacanagem.
Aos trabalhadores não interessam quais empresas ficarão com a exploração do serviço do transporte público, mas quem arcará com as responsabilidades dos seus direitos. Exigimos comprometimento, assim como, fez a Mobibrasil que assumiu o passivo de todos os trabalhadores da extinta Viação Tupi.
O Sindmotoristas já mandou um recado para o Poder Público e para os empresários de que em hipótese alguma a categoria será prejudicada. Estamos prontos para a guerra, lutaremos com as armas que temos, vamos parar São Paulo, quantas vezes forem necessárias, em defesa do que é nosso por direito.
Um forte abraço.

Valmir Santana da Paz (Sorriso) – Presidente em exercício do Sindmotoristas