Ano Novo, Nova PEC. Ou seria velha retirada de direitos?

A chegada de janeiro traz sempre uma expectativa: dar adeus ao ano velho e felicitar o ano novo. No entanto, parece que o clichê não fez parte da noite de Réveillon da classe trabalhadora. Após um 2019 marcado por reformas criadas para tirar os direitos das categorias profissionais, 2020 chega com a mesma roupagem. Enquanto, os trabalhadores e as entidades ainda assimilam as mudanças propostas pelo governo, uma nova PEC já está prestes a entrar na pauta do Congresso Nacional.

Conhecida como Reforma Sindical, a emenda vai entrar no pacote de medidas adotadas por Bolsonaro para asfixiar os sindicatos e flexibilizar cada vez mais as leis trabalhistas. No texto, a justificativa é modernizar, amadurecer e constitucionalizar a atividade sindical. Na prática, é só mais uma ação para continuar favorecendo os empresários e o mercado financeiro.

“Quando começaram a ser discutidas, as reformas trabalhista e previdenciária também tinham belos argumentos. Aos poucos, fomos descobrindo os verdadeiros objetivos. A terceirização é um reflexo disso, sem retorno positivo aos companheiros. Isso mostra que 2019 acabou, mas a nossa postura deve continuar a mesma. É com luta e união que seguiremos firmes e prontos para combater essas arbitrariedades”, afirmou o presidente, em exercício, do Sindmotoristas, Valmir Santana Paz (Sorriso).