Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

5 de junho de 2018

Volume de veículos na cidade de São Paulo cai pela primeira vez em cinco anos

Volume de veículos na cidade de São Paulo cai pela primeira vez em cinco anos

Pela primeira vez em cinco anos consecutivos caiu o volume de veículos na composição do tráfego da cidade, passando de 80,2% em 2014 para 78,9% em 2015. É o resultado mais recente do relatório “Volumes e Velocidades”, que é publicado desde 1977 pela CET –  Companhia de Engenharia de Tráfego. Os dados de 2016 não foram finalizados.

Não se trata de frota que, em outubro deste ano, alcançou 7 milhões 778 mil 864 veículos, de acordo com o Denatran, mas sim de ocupação dos veículos nas 105 principais rotas pesquisadas.

De acordo com analistas da própria companhia, além da crise econômica que teria motivado a diminuição das vendas de veículos e o número de deslocamentos, o uso de tecnologias como aplicativos que permitem que o motorista trace a rota, também explica a diminuição da concentração dos veículos em áreas já saturadas.

Entretanto, os carros de passeio ainda ditam as regras nos transportes de passageiros.

Segundo o estudo 78,9% dos veículos que circulam nas rotas que foram avaliadas pelo estudo, são carros e 16,3% motos. Ônibus, entre fretados, rodoviários, urbanos e metropolitanos, somam 2,7% e as bicicletas 0,5%. Já os caminhões, em relação à carga, representa 1,6% do volume de tráfego.

Com volume menor de veículos, aumentou também a velocidade média na cidade de São Paulo, que passou de 20,7 km/h para 22,1 km/h no sentido bairro-centro no horário da manhã e de 16 km/h para 17,9 km/h no sentido centro-bairro no pico da tarde.

Os números, no entanto, não mostram sinais de melhorias estruturais na mobilidade urbana, um dos grandes causadores de perdas financeiras e qualidade de vida. As causas da diminuição do volume são pontuais e não há uma oferta adequada de transporte público de qualidade, com mais linhas de metrô e serviços de ônibus melhores.

Fonte – Diário do Transportes