26 de Abril de 2024

Segunda reunião da Campanha Salarial 2024 é marcada por impasse em importantes cláusulas sociais; data-base, em 1º de maio, está garantida!

A segunda reunião da Campanha Salarial 2024 entre SMTTRUSP e SPUrbanuss realizada, nesta sexta-feira (26), foi marcada por uma série de obstáculos em importantes cláusulas sociais. Das 25 cláusulas previstas, apenas seis foram debatidas. E sem acordo entre as partes!!!

A cláusula 4ª, que trata do pagamento do adiantamento (vale), terá a sua redação revisada com contraproposta dos patrões, pois o presidente Edivaldo Santiago afirmou que as datas propostas para pagamento são “sagradas” e permitem que os trabalhadores não sejam prejudicados.

O SPUrbanuss também fará revisão da cláusula 8ª, que destaca as férias, especialmente no parágrafo primeiro que garante o gozo do benefício à categoria nos períodos de férias escolares.

Na cláusula 9ª, “multas de trânsito”, o presidente Edivaldo Santiago cobrou a retirada da questão das multas do RESAM, pois é responsabilidade das empresas. “É injusto a empresa punir com afastamentos que impactam no bolso do trabalhador, e ainda multar administrativamente, sem direito a

à defesa. Ou seja, o RESAM não deve constar nesta convenção”, destacou o secretário de organização e relações sindicais, Nailton Francisco de Souza (Porreta).

Será discutida entre as partes a construção de mecanismos para resolver este problema que prejudica a categoria, com especificação dos tipos de infrações, bem como campanhas de conscientização sugeridas pelo Sindicato.

Com relação à quebra de peças, assalto e avaria, na cláusula 10ª, o SMTTRUSP cobrou dos patrões o amplo direto à defesa dos motoristas. “Por comodidade, as empresas pagam a avaria do terceiro e jogam a conta pesada pra cima dos companheiros, sem direito a defesa. Não aceitamos!”, destacou o secretário-geral Netinho. O presidente Edivaldo Santiago propôs a inclusão dos cipeiros no processo de apuração dos casos de acidentes, sem prejuízo para os trabalhadores, como afastamentos, descontos e demais sanções.

E as cláusulas 12ª “identidade funcional (crachá)” e 16ª “afastamento por acidente de trabalho” serão melhor avaliadas pelos patrões. A contraproposta de ambas será apresentada na próxima segunda-feira, dia 29, para avaliação da comissão de negociação dos trabalhadores.

A data-base, em 1º de maio, foi garantida pelo setor patronal, permitindo o andamento das negociações e o recebimento dos benefícios – ao final das negociações e assinatura do acordo – de forma retroativa.

19 cláusulas restantes

A pedido do presidente Edivaldo Santiago, o patronal vai entregar documento atualizado, com as 19 cláusulas – que ficaram em aberto – para leitura e discussão da entidade na terceira reunião da comissão de negociação, segunda-feira (29), no Sindicato.

Pauta específica da Manutenção

O secretário da pasta, Marcos Antônio Rodrigues de Oliveira (Cachorrão), entregou nas mãos do presidente do SPUrbanuss, dr. Carlos Alberto Rodrigues de Souza, a pauta específica com as reivindicações do Setor de Manutenção, aprovada pelos trabalhadores em assembleias regionais. O documento será analisado e discutido na próxima reunião da Campanha Salarial 2024.

Ricardo Patah na reunião

O presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores) prestigiou a segunda reunião da Campanha Salarial e pediu sensibilidade dos patrões e diálogo entre as partes. “Este ambiente efetivo com a presença dos trabalhadores é fundamental para a construção de um bom acordo. O Sindicato é o mais estratégico do país e da América Latina e merece ser respeitado”, disse.