28 de Abril de 2024

No Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, o lema do SMTTRUSP prevalece: com saúde e segurança não se brinca!!!

A saúde e bem-estar dos trabalhadores são fatores considerados de extrema importância nos locais de trabalho. Na categoria do transporte urbano por ônibus, este compromisso é histórico em cada garagem, onde nossos cipeiros atuam de forma efetiva com a tomada de ações para garantir um ambiente laboral funcional e seguro.

A Secretaria de Saúde do SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Urbano de São Paulo), com a liderança do companheiro Antonio Barbosa de Jesus (Xarope), tem adotado uma série de medidas para fortalecer o trabalho dos cipeiros nas bases, bem como ações de combate aos assédios moral e sexual como observa atualização da CIPA, por meio da obrigação estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MPT), norma nº 4219, foi publicada em dezembro de 2022 e entrou em vigor em 20 de março.

“O local de trabalho deve prover qualidade e segurança para nossos trabalhadores, com estrutura adequada, ferramentais modernos, equipamentos de proteção individual atualizados e veículos revisados periodicamente. Estamos atuando diariamente junto aos cipeiros para identificar os possíveis problemas e resolvê-los”, afirmou.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data de 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

No Brasil, por meio da Lei nº 11.121/05, a data tem por objetivo manter viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos e mostrar a importância do desenvolvimento de projetos, programas e políticas públicas de prevenção de acidentes e doenças no trabalho e o combate a irregularidades no meio ambiente do trabalho em todo o Brasil.