Movimento Sindical

UGT realiza um importante seminário na semana em que se comemora o Dia do Trabalhador

Hoje (28/04) está sendo realizado, pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), o Seminário Internacional “Sindicalismo Contemporâneo: 1º de maio – uma nova visão para o Movimento Sindical Brasileiro” que é uma parceria com a CESIT/UNICAMP (Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, da Universidade Estadual de Campinas).

Esse seminário foi uma forma diferenciada encontrada pela UGT para “comemorar” o 1º de Maio. Ao invés das típicas festas realizadas pelas Centrais no Dia Internacional do Trabalho, o presidente Ricardo Patah resolveu fazer dessa data um momento de reflexão e debate sobre as questões trabalhistas e o papel do movimento sindical.

O evento reuniu centenas de dirigentes sindicais de diversas categorias e de todos os estados do Brasil. Além disso, contou com a presença de Manuel Dias, ministro do Trabalho e Emprego, Eduardo Suplicy, senador da República, ex-ministro Henrique Meirelles, prof. Anselmo Luís dos Santos, coordenador do CESIT / UNICAMP, os deputados federais e vice – presidentes da UGT, Ademir Camilo, Roberto Santiago, Roberto de Lucena, João Eduardo Dado e Lourival Mendes, o deputado estadual e vice – presidente da UGT Davi Zaia, Canindé Pegado, secretário Geral da UGT, Chiquinho Pereira, secretário de Organização e Politicas Sindicais UGT, José Moacyr, secretário de Finanças UGT, Clemente Ganz, diretor técnico do DIEESE, Antônio Augusto Queiroz, diretor de documentação/cientista político Diap, Artur Henrique, secretário municipal do Trabalho, Dr. Francisco Gerson Marques, coordenador do Conalis/MTE, Desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, TRT 2º Região, Dr. César Augusto Mello, presidente da comissão de Direito Sindical da OAB, prof. Luiz Alberto de Souza Aranha, vice – diretor da FAAP, Cassia Bufelli, secretária da Mulher da UGT, Maria Amélia Gomes de Souza Reis, presidente da Fundacentro, entre outros.
O Sindicato dos Motoristas de São Paulo participou através do Secretário do Dieese Francisco Xavier da Silva (Chiquinho), dos diretores Norberto Alves de Almeida (Beto), Adalberto Joaquim de Oliveira, dos Assessores Antônio F. Mendes (Toninho) e Almerindo S. Oliveira (Tega) e alguns membros da Comissão de Negociação.

Temas como O Lugar do Trabalho no Capitalismo Contemporâneo, Trabalho e Desigualdades, Movimentos Sociais, Sindicalismo no Capitalismo Contemporâneo, Tendências das Relações de Trabalho e Impactos na Organização Sindical e Sociedade, Economia e Trabalho: a Visão dos Trabalhadores nortearão os dois dias de seminário, com espaço para debates e visões distintas que são essenciais para se criar possíveis alternativas de novas ações sindicais pelos direitos dos trabalhadores e para se pensar no movimento sindical como um todo.

Por Ana Paula Sarilio – 28/04/2014