23 de setembro de 2019

Diretoria do Sindmotoristas avalia positivamente movimento de luta e a continuidade da luta dos condutores

As diretorias executiva e plena do Sindmotoristas reuniram-se na manhã desta segunda-feira (23) para fazerem uma profunda avaliação do movimento de luta dos condutores com protestos e paralisação de ônibus na cidade de São Paulo.

A posição dos dirigentes foi positiva e unânime, afinal além de garantir que as empresas respeitassem o acordo coletivo deste ano e pagassem a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), conseguiu frear o desejo da Prefeitura de “desmontar” o sistema de transporte público, pois no Termo de Compromisso assinado pelo secretário Municipal de Mobilidade e Transporte, Edson Caram, consta a suspensão da redução da frota, bem como, a manutenção dos postos de trabalho.

O secretário de finanças, Valdemir dos Santos Soares (Moleque), destacou o empoderamento dos condutores. “Depois do confronto o qual fomos vitoriosos, os patrões não criaram mais dificuldades e, no último dia 20, foi assinada a Convenção Coletiva de Trabalho 2019-2020”.

O presidente em exercício do sindicato, Valmir Santana da Paz (Sorriso) enalteceu a luta, disse que foi a vitória da unidade, mas também chamou os dirigentes e os trabalhadores para uma reflexão sobre a atual realidade. “Vencemos uma importante batalha em defesa dos direitos trabalhistas e do emprego, mas ainda há um caminho considerável a percorrer para vencer a guerra”.

Segundo Sorriso não se pode baixar a guarda, é necessário redobrar a atenção com relação ao comportamento das empresas e do Poder Público, que não desistiram da intenção de reduzir os custos do sistema sem comprometer os lucros, ou seja, a ameaça do desemprego existe e deve ser uma preocupação para a categoria. “Os dirigentes devem intensificar a fiscalização nas suas bases e não permitir que nenhum ônibus saia da garagem sem a presença do cobrador. No nosso emprego e nos nossos direitos não se mexem”, enfatizou o presidente Sorriso.

Por fim, o secretário geral Francisco Xavier da Silva (Chiquinho) disse que os condutores devem aproveitar esse momento para continuar fazendo exigências como a implementação de um projeto de qualificação profissional. “Nossa categoria saiu fortalecida do último movimento que teve repercussão nacional por meio da grande imprensa, pelo apoio da população aos trabalhadores em transportes, pois entenderam que a causa é justa, e por ter sempre ao seu lado o maior líder da sua história, o deputado federal Valdevan Noventa, que teve papel decisivo nas negociações e na nossa vitória”, encerrando a reunião o companheiro Chiquinho.