Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

29 de Janeiro de 2024

Desde 17 de dezembro, ônibus circula de graça nos domingos

Desde 17 de dezembro, ônibus circula de graça nos domingos

Na próxima eleição, inevitavelmente, tanto o prefeito atual Ricardo Nunes quanto seus adversários–terão de destrinchar frente ao eleitorado como pretendem viabilizar a medida TARIFA ZERO sem prejudicar os empregos dos cobradores e cobradoras. Os profissionais estão preocupados com seus empregos se este modelo for ampliado para outros dias da semana.
“Até o momento foi implementado de forma parcial a gratuidade e a presença dos companheiros e companheiras permaneceram. Temos que discutir melhor esta modalidade, que teve aprovação da população, mas que tem criado muitas dúvidas e precaução na categoria que teme demissões em massa no futuro”, disse o presidente do sindicato.

Edivaldo que liderou a luta contra o desemprego em dois momentos de mudanças estruturais no transporte – privatização da CMTC (Gestão Maluf) e reformulação do transporte na cidade (Gestão Marta Suplicy), junto com sua diretoria discutirá amplamente este tema no 8º Congresso dos Condutores com os participantes.
A ideia é aprovar um Plano de Ações específico para esta questão.

Em sua opinião, a Administração Municipal e empresários do setor, antes de tomarem qualquer decisão “desastrosa” que possa colocar em risco o sustento de milhares de profissionais, precisam “aprofundar” o debate de forma cautelosa com todos atores interessados. “Não aceitaremos e nem permitiremos ser excluídos desta discussão. Os representantes destes profissionais precisam ser consultados e ouvidos”, diz.

O presidente defende outras prioridades, dentre elas a questão social que envolve a qualificação profissional; elevação do nível de escolaridade dos trabalhadores, trabalhadoras e seus familiares; mais lazer e moradia; garantia das condições de trabalho e salários dignos.

Edivaldo afirma que a crise dos transportes coletivos não é um privilégio paulistano, e o que mais preocupa a categoria são os postos de trabalho, já que os candidatos a prefeito de direita e de esquerda defendem a gratuidade nos transportes. Isso se o candidato à reeleição, Ricardo Nunes, não implementar a Tarifa Zero às pressas para ter vantagem na campanha.

Para o presidente esses pontos de interesses deságuam no Tarifa Zero. Por ora, entretanto, a resposta é superficial e sem comprometimento do gestor e dos candidatos ao problema maior, ou seja, o transporte público e mobilidade urbana no geral, são geridos e financiados.

“Um dos grandes problemas do transporte público no Brasil é a falta de articulação. Enquanto sistemas de ônibus são pensados de um jeito, geralmente pelas prefeituras, os sistemas metroviários e ferroviários, em regra de responsabilidade dos governos estaduais, seguem por outros caminhos. E, no meio desse desencontro, ficam o povo e os trabalhadores e trabalhadoras”, comentou Edivaldo.