13 de junho de 2018

Sindmotoristas marca presença no lançamento da “Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora”

O SINDMOTORISTAS marcou presença no Fórum das Centrais (CUT, CSB, CTB, Força Sindical, Intersindical, Nova Central e UGT) realizado na última semana, na sede do Sindicato dos Químicos, para o lançamento da “Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora”, documento unificado com as 22 propostas para o desenvolvimento do Brasil.

Na “Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora” as centrais sindicais apresentaram propostas de uma agenda socioeconômica de transformação orientada pelo combate a todas as formas de desigualdade e pela promoção do emprego de qualidade, pela liberdade, pela democracia, soberania nacional e justiça social.

A agenda propõe, de imediato, medidas de combate ao desemprego e ao subemprego crescentes que já atingem 28 milhões de trabalhadores, como a criação de frentes de trabalho, com atenção especial para os jovens; a retomada das obras de infraestrutura e a implementação de políticas de amparo aos desempregados, com aumento das parcelas do seguro desemprego, vale transporte para o desempregado, vale gás, subsídio de energia elétrica, entre outras.

Na semana seguinte, as centrais apresentarão o documento para os parlamentares do Congresso Nacional, para presidentes da Câmara, do Senado e para líderes partidários. Nos próximos meses, entregarão também para os candidatos à presidência da República, bem como para entidades representativas da sociedade.

Entre os itens da agenda socioeconômica estão a criação de frentes de trabalho como medida emergencial, com atenção especial para os jovens, retomada das obras de infraestrutura, renovação da política de valorização do salário mínimo para o próximo quadriênio, definição da jornada de trabalho em 40 horas semanais e combate a informalidade, a rotatividade, o trabalho análogo ao escravo e eliminação do trabalho infantil, no campo e na cidade.