23 de Abril de 2024

Secretário Adjunto Municipal de Habitação em São Paulo recebe representantes da COOPERTRANSP

O encontro entre Sidney Nery, com representantes da Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores em Transportes (COOPERTRANSP), e do SMTRUSP – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, aconteceu a partir das 11 horas de terça-feira (23), onde foi discutido parceria para facilitar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras em transportes em programas habitacionais da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).

De acordo com Sidney, a SEHAB – Secretaria Municipal de Habitação, segue dois caminhos para a implementação da política habitacional no município. O primeiro deles é a continuidade, retomada e finalização das ações iniciadas nos anos anteriores, o segundo é dar início a novas parcerias e fontes de financiamento para habitação de interesse social, no qual pode ser incluído integrantes da categoria.

“Além do Minha Casa Minha Vida; ações de Regularização Fundiária; Urbanização de Favelas, temos o Programa Nossa Casa – modalidade Fomento Habitacional por Subsídio em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura que prevê a concessão de subsídios, para famílias com renda prevista pelo programa e que adquirirem unidades habitacionais nos empreendimentos privados participantes”, relatou.

Almerindo Santos Oliveira (Tega), presidente da COOPERTRANSP e Secretário de Assuntos Parlamentares do SMTRUSP argumentou que nas empresas de ônibus urbano da capital, 40% dos funcionários e funcionárias sonham em realizar o sonho da própria. “O direito o à moradia digna é uma meta a ser atingida na categoria. Queremos parcerias para atender os que vivem em condições de vulnerabilidade, em casas inadequadas e sem conforto, muitas delas sem saneamento básico e rede de esgoto”.

O tesoureiro da COOPERTRANSP, Luiz Gonçalves (Luizinho), lembrou direito à moradia é um direito fundamental, previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos desde 1948. “Ele consiste em assegurar que todas as pessoas tenham um lar adequado e digno para viver, seja próprio, seja alugado. A Constituição Federal de 1988 especifica que esse direito deve ser garantido pela União, estados e municípios”, complementou.

O vereador Francisco Nunes Sobrinho (Nunes Peixeiro) do MDB, responsável pelo agendamento da reunião na SEHAB e defensor do direito à moradia, disse que este importante tema deve ser analisado de forma mais ampla. “Defendo que este direito tem que garantir um lar digno, com acesso a uma comunidade segura, que permita viver com dignidade física e mental. Com acesso a serviços públicos, infraestrutura urbana, habitabilidade e participação cidadã”.

Também participaram da discussão o Secretário de Habitação do SMTRUSP, Robaldo Romão da Silva (Caixa), os diretores Cleber Mendes de Oliveira Rodrigues (Clebinho), José Altaires de Souza, que estão empenhados para mudar o cenário habitacional que é complexo e retrata um grave problema econômico e social, que infelizmente, atingem milhares de pais e mães de famílias  da categoria.