8 de Março de 2019

Sindmotoristas inicia discussão sobre trabalhadores do setor de manutenção

Reunidos na manhã de quinta-feira (07/2), diretores do Sindmotoristas debateram as principais reivindicações dos trabalhadores do setor de manutenção das empresas de ônibus urbano da capital e identificaram falhas no documento final do projeto que criou o “Plano de Carreira”, destinado aos companheiros da Manutenção”, negociado com a SPURBANUSS, em 2015.

A intenção de aplicar o plano, segundo o Secretário de Assuntos dos Trabalhadores da Manutenção, Nailton Francisco de Souza (Porreta), sem antes definir um “Plano de Salários e de Avaliação e Desempenho”, impôs prejuízos de ordem salarial e facilitou as empresas burlarem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e não pagarem o Piso Salarial para os profissionais eletricistas, mecânicos, funileiros e pintores.

Apontaram que no tocante à movimentação das funções na vertical, o grande obstáculo causador de centenas de reclamações e descontentamentos, está entre o funcionário que ocupa o cargo de ½ oficial, que ao ser promovido para uma função intermediária entre o oficial. Antes a promoção era automática, atualmente a regra do jogo foi modificada.

“Na movimentação das funções horizontal (por mérito), instituíram-se nomenclaturas Nível 1, Nível 2, Nível 3 e Nível 4 e critérios de movimentação na função baseados em metas de desempenho e avaliação teórica, aplicadas sem nenhum acompanhamento do sindicato laboral. As reclamações são de que existem apadrinhamentos, discriminações e falta de reconhecimento profissional aos que já desempenham determinados serviços”, relatou Nailton.

O dirigente disse que antes o quadro de carreira era ajudante geral de manutenção, ajudante de manutenção de eletricista, mecânico, funileiro, pintor, moleiro, borracheiro, ½ oficiais de eletricista, mecânico, funileiro, pintor, moleiro, borracheiro e oficiais de eletricista, mecânico, funileiro, pintor, moleiro, borracheiro, socorrista, fibreiro, soldador.

E que o atual plano estipula os seguintes cargos: ajudante de serviço de manutenção; auxiliar de elétrica, mecânica, funilaria, pintura e borracharia, ½ oficial eletricista, mecânico, funileiro, pintor e borracheiro; cargos intermediários de eletricista, mecânico, funileiro, pintor e borracheiro e por fim os oficiais de (eletricista, mecânico, funileiro, pintor e borracheiro.

O diretor Ermenilton Pereira da Silva (Bahia), que representa os funcionários da Viação Santa Brígida. apontou que, além da exploração, pressões e perseguições praticadas no setor de manutenção, muitos são obrigados a desempenhar suas tarefas com ferramentas próprias, muitas vezes sem uniformes e equipamentos de proteção.

“É uma grande injustiça o que ocorre na grande maioria das empresas do sistema e os trabalhadores que, eventualmente, se recusam trabalhar neste regime, são demitidos sumariamente. Por força deste Plano de Carreira, os profissionais não conseguem ingressar em outra empresa na função que desempenhavam anteriormente”, criticou Bahia.

De acordo com os sindicalistas, todos os diretores do Sindmotoristas, delegados sindicais, cipeiros e a categoria conhecerão detalhes do Plano de Carreira, que após sua implantação em 2016, ao invés de agradar e melhorar o ambiente de trabalho, trouxe mais dor de cabeça para os representantes que reivindicarão do setor patronal, na Campanha Salarial 2019, as modificações e os ajustes necessários para solucionar as demandas do setor de manutenção.