Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

19 de Fevereiro de 2021

Seminário Planejamento e Ações 2021 foi um sucesso

Seminário Planejamento e Ações 2021 foi um sucesso

A quinta-feira (18) foi agitada e muito produtiva para os condutores de São Paulo. Isso porque o Sindmotoristas realizou o “Seminário Planejamento e Ações 2021”, com o objetivo de traçar propostas e estratégias em prol da categoria. Aconteceu também a posse dos novos delegados da entidade. Além disso, houve uma reunião na sede da SPURBANUSS, para tratar de temas relevantes aos trabalhadores.

A abertura do seminário ficou por conta do deputado federal e presidente do sindicato, Valdevan Noventa. O líder maior dos condutores falou sobre o histórico de sua trajetória na entidade, relembrando a construção de uma carreira consolidada e pautada em princípios pautados na ética, unidade, transparência, democracia e, acima de tudo, no respeito aos interesses coletivos.

“Não foi fácil chegar até aqui. A caminhada é árdua e penosa. É preciso usar sabedoria, inteligência, saber dialogar, entender e ouvir. Sempre fui aberto ao diálogo e democrático com todos. Não entendo a postura de alguns companheiros que têm agido de modo isolado. Fazemos parte de um todo e aqui tudo deve ser discutido em conjunto com a presidência. Reafirmo, sou democrático, mas preciso lembra-los que o estatuto do sindicato é presidencialista. Portanto, conversem comigo. As ações devem ser feitas, pensadas e elaboradas em conjunto. Ações isoladas e individualistas não têm e não terão vez”, afirmou.

O SEMINÁRIO

Noventa também parabenizou os representantes das centrais sindicais que fizeram uma análise da atual conjuntura política do país, ausentando-se para participar de uma reunião com o setor patronal para tratar de assuntos como 1 hora de refeição, folgas na semana, demandas do setor da manutenção entre outros.

Enquanto isso, o presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah, falou sobre a questão da pandemia e seus reflexos no setor econômico, bem como as dificuldades impostas pelo atual governo federal.
Já o presidente da Nova Central, Luiz Gonçalves, enfatizou a questão do desemprego no país que alcança em média dos 30 milhões de pessoas. José Carlos Negão, representando a CTB, ratificou os discursos, falando sobre as dificuldades sindicais em virtude das reformas trabalhistas e do enfraquecimento das representatividades trabalhistas na Câmara. No mesmo raciocínio foi o discurso do representante da FTTRESP, Ceará, falou sobre a questão dos aplicativos que têm precarizado a situação dos profissionais e enfraquecido a mão-de-obra.

Além das questões políticas, houve também palestras de caráter informativo e saúde, como a do Dr. Cléber, que abordou questões da pandemia, eluciando situações pertinentes à doença, citando como exemploq ue é possível abrir um CAT aos que contraíram a doença, uma vez que pode ser caracteriza como doença adquirida em função do trabalho.
O tema da vacinação também foi tratado no encontro. O sindicato tem exigido prioridade na imunização dos condutores.

ASSEMBLEIAS E NOVAS REUNIÕES

Valdevan Noventa retornou da reunião com o patronal trazendo uma devolutiva aos presentes. Segundo ele, será realizada uma assembleia na próxima terça-feira para tratar com os trabalhadores sobre as demandas ainda não resolvidas. No entanto, Noventa anunciou boas notícias: Foi conquistado um termo aditivo emergencial de convenção coletiva, um documento que garante a manutenção da MP – que estende os pagamentos e benefícios aos trabalhadores aposentados/inativos, durante esse período de pandemia.
Conforme explicado pelo presidente, os trabalhadores aposentados/ inativos receberão 50% dos salários, 50% do vale-refeição e a manutenção de 100% dos demais benefícios. Já os cobradores nessa situação, receberão 70% de seus salários, 50% do vale-refeição e 100% dos demais benefícios.

Noventa falou ainda que fará novas reuniões na próxima semana com o setor patronal, em empresas específicas como na Sambaíba, por exemplo, para tratar de temas pendentes como a uma hora de almoço, folgas na semana, entre outros.

CONFIRA AS FOTOS DO SEMINÁRIO PLANEJAMENTO DE AÇÕES 2021 – https://bit.ly/3px0L3l

CONFIRA AS FOTOS DA POSSE DOS DELEGADOS SINDICAIS – https://bit.ly/3dslLpp