4 de Maio de 2024

Deputado paulista foi cobrador de ônibus e militante ativo do SMTRUSP

Antes de se tornar vereador da CMSP – Câmara Municipal de São Paulo, e deputado estadual da ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pelo PT – Partido dos Trabalhadores, Paulo Batista dos Reis (Reis), iniciou sua vida profissional e política como cobrador de ônibus na CMTC – Companhia Municipal de Transporte Coletivo onde participou de lutas e atividades organizadas pelo SMTRUSP – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo.

O deputado também foi metalúrgico e professor da Rede Estadual de Ensino e, na gestão da prefeita Marta Suplicy, na Secretaria de Governo, colaborou na implementação das Subprefeituras, do Bilhete Único, da distribuição de uniformes e materiais escolares e dos CEUs e por um período assessorou o deputado Rui Falcão do PT, na ALESP.

Formado em Ciências Jurídicas pela Universidade São Francisco, Reis se destaca pelo apoio as lutas sindicais e ações dos movimentos sociais na luta constante em defesa da população, principalmente, da camada mais vulnerável da sociedade que mais depende dos serviços públicos como: transporte de qualidade, moradias dignas, saúde, educação, segurança, saneamento básico, Políticas de inclusão social e combate ao racismo.

“Desde cedo optei pela militância política no Partido dos Trabalhadores. Como morador da região de Campo Limpo, sofri com os problemas da periferia e me despertou o sentimento de lutar contra as desigualdades sociais e problemas estruturais do bairro. Por isso, me espelhei na luta sindical e intensa participação nos movimentos sociais, na organização de todo tipo de manifestações que pudessem ajudar os trabalhadores, trabalhadoras e o povo”, disse Reis.

O presidente do SMTRUSP, Edivaldo Santiago da Silva, comentou que testemunhou boa parte da trajetória de luta do ex-cobrador de ônibus, que jamais abandonou suas origens. “O Reis é um amigo de luta, que desde cedo se incomodou e indignou – se com as injustiças, violência e desigualdade social nos bairros mais periférico da mais importante e rica capital brasileira. Também admiro seu trabalho em defesa da democracia”.

Segundo Edivaldo, Reis foi vereador por dois mandatos em São Paulo, tendo aprovado 88 leis entre elas a Lei de Cotas para negras, negros e afrodescendentes nos concursos para o serviço público municipal de São Paulo, a lei que estabeleceu a Política Municipal de Combate ao Câncer de Ovário e a Busca Ativa de jovens em situação de vulnerabilidade.

“Como político e parlamentar, é alguém que dá voz aos movimentos populares, aos defensores dos direitos humanos, aos jovens, aos produtores da cultura popular e valoriza o esporte como formas de promoção da inclusão social e prevenção à violência. Por tudo isso merece nosso respeito”, garante Edivaldo.