16 de Abril de 2020

Secretaria de Saúde do Sindmotoristas realiza levantamento de casos de coronavírus na categoria

Um trabalho minucioso da Secretaria de Saúde do sindicato identificou o número de casos de coronavírus na categoria. O levantamento traz de modo detalhado a situação dos condutores de todas as empresas de ônibus da capital. De acordo com o relatório, até a presente data (16), já totalizam 175 trabalhadores com suspeita de contaminação, 27 casos confirmados e 15 mortes registradas, destas 3 já são confirmadas, outras 12 aguardam o resultado dos exames.

O secretário da Pasta, Valdemir do Santos (Mi), destacou a relevância desse material. “A partir deste levantamento, conseguimos identificar quais são as garagens e regiões com maior incidência. Assim, podemos cobrar pontualmente mais ações protetivas das empresas”, afirmou.

“Nossa equipe está trabalhando diariamente nesses levantamentos, atualizando, buscando informações sobre a saúde dos profissionais, se inteirando sobre as medidas tomadas pelos patrões, bem como, intensificando nossas reivindicações pelo bem estar e saúde dos condutores”, completou Mi.

O QUE DIZ O PRESIDENTE
Bastante preocupado com a situação dos condutores, o deputado federal e presidente do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, afirma que a entidade tem feito cobranças diárias junto à Prefeitura e aos empresários de ônibus para que sejam intensificadas medidas preventivas e protetivas aos trabalhadores. “Neste momento de calamidade pública, em que todos lutam por um mesmo objetivo (a vida), não permitiremos que as necessidades mais urgentes da categoria sejam negligenciadas. É responsabilidade das empresas garantirem o fornecimento de EPIs como máscaras, luvas e álcool em gel para os trabalhadores”, disse.

EMPREGO GARANTIDO
Além do trabalho incessante pela proteção dos condutores, o Sindmotoristas conseguiu uma façanha em plena crise de saúde, social e econômica do país. Ao contrário de outras categorias profissionais que foram vítimas de demissão em massa, o emprego de todos os trabalhadores em transportes de São Paulo está assegurado, assim como, seus salários e outros benefícios. Recentemente, o sindicato firmou acordo com o setor patronal e Poder Público para o cumprimento desses direitos, seguindo os termos da MP 936/2020, minimizando assim os impactos econômicos do coronavírus à categoria.

O LEVANTAMENTO
O levantamento dos casos de coronavírus na categoria seguirá durante toda a pandemia.