“Queremos paz para trabalhar”

Para garantir a integridade dos trabalhadores e também dos usuários do transporte urbano, ontem (28/11), os ônibus do Grupo VIP, que atendem a Zona Leste, foram recolhidos pelos diretores do Sindicato – Chiquinho e Luizão (VIP AE Carvalho), Jucelino e Paulinho (VIP Itaim), Mancha, Netinho e Primo (VIP Imperador) a partir das 22h00 após supostas ameaças de ataques e de um toque de recolher na região. Hoje já circulam normalmente.

O presidente do Sindicato dos Motoristas de São Paulo, Valdevan Noventa, e sua diretoria promoveram no início de novembro vários atos e uma paralisação Contra a Violência e em Defesa da Vida para chamar a atenção das autoridades e da população para essa frequente situação que fez uma vítima fatal em outubro, o motorista John Carlos Soares Brandão, da Viação Santa Brígida, que morreu após ter 80% do corpo queimado.

Após a realização dessas manifestações, o Sindicato conseguiu que a Secretaria de Segurança Pública atendesse uma de suas reivindicação, a criação de uma Comissão Permanente para discutir e apontar soluções para esse problema e, principalmente, medidas para garantir segurança para que motoristas e cobradores possam trabalhar em paz.

“Infelizmente essa é a realidade enfrentamos hoje. O medo se tornou parte da rotina da nossa categoria, que vêm sofrendo com os constantes ataques e queima dos ônibus, mais de 100 só neste ano. Então, se percebermos que os trabalhadores irão correr qualquer tipo de risco, não hesitaremos em recolher os ônibus para as garagens, seja qual for a região ou horário”, afirmou Noventa.

Por Ana Paula Sarilio – 28/11/2014