9 de outubro de 2019

Problemas do Setor de Manutenção estão com os dias contados

Diversas reivindicações sobre a situação de trabalho dos profissionais do Setor de Manutenção foram pautas de reunião, realizada nesta quarta-feira (9), com representantes dos trabalhadores e diretores do Sindmotoristas. Ao que tudo indica – e no que depender da determinação da direção da entidade – os problemas da categoria estão com os dias contados.
No encontro foi relatado o sentimento de descaso dos patrões, a inexistência de reconhecimento profissional e a ausência de uma política regulamentadora que trate da promoção e aumento salarial, por exemplo, foram citados pelos presentes.
A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) foi amplamente debatida. Para se ter uma ideia, 25% das 70 cláusulas previstas no documento são específicas do Setor de Manutenção. De acordo com a diretoria do sindicato, os membros da comissão terão 60 dias para levantarem todos os problemas enfrentados pelos profissionais de modo que um relatório seja elaborado e apresentado às empresas em busca de soluções.
Funcionários fora de função, demora na promoção funcional, defasagem salarial, falta de piso salarial em determinadas funções, punições excessivas oriundas de perseguições de chefia, não fornecimento de instrumentos de trabalho, infrações às normas de saúde e segurança no trabalho, são exemplos de irregularidades que estão na mira do sindicato.
O secretário do Setor de Manutenção, Nailton Francisco de Souza (Porreta), orienta aos  diretores que façam reuniões no local de trabalho, anotem todas as pendências e apresentem na presidência da entidade diligências. “Nos casos mais graves, daremos 72 horas para que os empresários providenciem as soluções”, explicou.