18 de Maio de 2024

Grande plenária avalia de forma positiva ações nos terminais e organiza a luta na sequência da Campanha Salarial 2024

Diretoria plena, delegados e membros da comissão de negociação participaram de grande plenária na sede do SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo), nesta sexta-feira (17), e fizeram avaliação positiva das ações nos terminais de ônibus no dia anterior.

Segundo o presidente Edivaldo Santiago, o movimento serviu para mandar um recado aos patrões e à sociedade paulistana sobre a organização da categoria para a luta na Campanha Salarial. “Foi um dia histórico, pois fomos para o nosso habitat, as ruas, reivindicar o que é nosso por direito. Tenho certeza de que os patrões ouviram nosso som, o da reivindicação”.

Santiago ressalta a postura efetiva da entidade – aliás, um perfil histórico da categoria – de não ceder aos inimigos, aos truculentos e àqueles que não a respeitam. “O coletivo prevaleceu nesta jornada, e assim caminharemos até o final da batalha. Temos o melhor agrupamento que estará pronto para trazer conquistas aos trabalhadores. Se pensaram que baixaríamos a guarda nos terminais Santo Amaro e Parque Dom Pedro II, estavam enganados”.

“Sem luta não há vitória”. Baseado neste lema, o Sindicato realizará, nos próximos dias, importantes ações constantes do Plano de Lutas aprovado pelos trabalhadores dia 1º de maio em assembleia.

Uma delas é a realização de assembleias com os companheiros e companheiras das novas empresas, que estão sendo vítimas de ataque injusto dos órgãos de justiça e da opinião pública. Esta medida tem gerado um impacto negativo na vida dos trabalhadores. “Faremos uma grande ação com nossos irmãos, demonstrando apoio e convocando-os para a luta na Campanha Salarial. Se houver greve, quero eles ao nosso lado, pois lutaremos pela sua data-base”, convocou Edivaldo.

Também serão realizadas assembleias com os companheiros do Setor de Manutenção, no dia 22 de maio, terça-feira, das 9h30 às 12 horas. Este movimento ocorrerá em todas as garagens com a liderança do secretário da pasta, Marcos Rodrigues de Oliveira (Cachorrão). “O coração das empresas vai pulsar neste dia com grandes mobilizações nas garagens por nossos direitos. Presidente Edivaldo, estaremos prontos na luta pela aprovação da pauta específica, que aprovamos nas assembleias regionais”, disse.

As deliberações foram aprovadas por unanimidade. Estão previstos novos movimentos de luta e mobilização com assembleias nas garagens com os trabalhadores da Operação, entrega de carta aberta à população, conversas com agentes políticos e sindicais e reabertura do diálogo (desta vez com os empresários).

Entidades sindicais do transporte e centrais sindicais em apoio ao SMTTRUSP

Em reunião horas antes, na sede do Sindicato, representantes de entidades sindicais ligadas ao transporte no Estado de São Paulo e centrais sindicais ratificaram apoio ao presidente Edivaldo Santiago e sua diretoria na Campanha Salarial 2024. Na plenária, Edivaldo agradeceu ao apoio. “Este encontro foi emblemático para o movimento sindical, pois todos vão saber que não estamos sozinhos nesta luta. Como diz o companheiro Pestana, se mexeu com um mexeu com todos”.