11 de Abril de 2019

Operadores das linhas de ônibus do Terminal USP comemoram novo Ponto de Apoio

Foram 30 anos de espera dos trabalhadores que fazem as linhas de ônibus da USP sofrendo com as precárias condições sanitárias e convivendo com o esgoto a céu aberto ao lado do terminal. Mas felizmente, ao assumir a Secretaria de Saúde do Sindmotoristas, o companheiro Valdemir de Jesus Santos (Mi) mudou essa história.

Nesta quinta-feira (11), operadores, diretores, delegados e cipeiros comemoraram a realização de um sonho: o novo Ponto de Apoio do Terminal USP. Construído em alvenaria, o local tem banheiros masculino, feminino e para deficientes físicos, além de um espaço reservado para a instalação de marmiteiro, equipado com forno micro-ondas e bebedouro.

Com o sentimento de dever cumprido, o diretor Mi lembrou que foi desafiado por uma cobradora. “Há mais de um ano, quando estive aqui conferindo de perto a situação lastimável do terminal, uma companheira se aproximou e disse que estava cansada das promessas não cumpridas de dirigentes, que só visavam obter ganhos políticos iludindo trabalhador. Essas palavras me motivaram a superar os obstáculos, que foram muitos pelo caminho”.

O Secretário de Saúde, com o apoio dos diretores Narcízio Osório, Antônio Barbosa de Jesus (Xarope), Deikson Ribeiro, enfrentou todas as barreiras burocráticas em busca de um consenso entre as partes envolvidas, no caso, o sindicato, as empresas Sambaíba e Gato Preto, Governo Estadual e a Prefeitura da USP.  Vencido isso, o passo seguinte foi a construção do Ponto de Apoio que, hoje, está sendo bem aproveitado pelos operadores. “As gestões de Valdevan Noventa e de Valmir Santana da Paz (Sorriso) recuperam a dignidade desses companheiros, que trabalham em condições adequadas e salubres”, destacou Mi.

A Secretaria das Mulheres, Luciana Borges,  também participou da comemoração e disse estar muito feliz de partilhar essa conquista com os trabalhadores da sua garagem, Gato Preto G3.

O Sindmotoristas, por meio da Secretaria de Saúde, disse que a luta não para. Continua pressionando o Poder Público para a correção dos terminais D. Pedro, Praça do Correio e o ponto final do Shopping Continental que funcionam em condições críticas. Durante a entrega da pauta de reivindicações ao secretário Municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, a direção do sindicato cobrou que, sobretudo nesses locais, sejam asseguradas segurança, higiene e saúde dos condutores, em caráter de urgência.