Motoristas de empresas de ônibus do ABC entram no terceiro dia de greve

Funcionários da empresa de transporte público intermunicipal EOASA (Empresa Auto Ônibus Santo André) e a Ribeirão Pires continuam paralisadas nesta quarta-feira (5) na região do ABC. É o terceiro dia de greve das linhas intermunicipais na Grande São Paulo.

Ao todo, são 14 linhas de ônibus paradas e cerca de 22 mil passageiros foram prejudicados.

A linha da EOASA faz o trajeto de Mauá a São Paulo, passando por Santo André e São Caetano. Já a Ribeirão Pires faz o trajeto de Ribeirão Pires para a capital paulista.

Como opção, os passageiros devem utilizar linhas municipais e depois pegar o trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O responsável pelas empresas confirmou, em nota, que a EAOSA e a Ribeirão Pires paralisaram as atividades. Os funcionários pedem o pagamento de vale alimentação e participação nos lucros, que está atrasado.

As empresas informaram ainda que “vêem passando por sérias dificuldades financeiras desde 2015”, após a concessão de benefícios de gratuidade a estudantes e idosos, mediante repasse do governo estadual, o que ainda não ocorreu, estando pendentes desde janeiro de 2016.

Funcionários da Eoasa fizeram a segunda greve seguida em menos de um mês. Desde o início do ano funcionários sofrem com a falta de pagamento.

Na manhã desta quarta (5), a empresa informou que já depositou o valor referente a participação nos lucros e resultados. E o valor do vale alimentação deve ser pago até 10h. Os funcionários informaram que após receberem os valores devidos irão retornar ao trabalho.