29 de junho de 2018

Infrações graves levam a perda imediata da CNH, alerta Sindmotoristas

Controlar a pontuação da CNH para não alcançar o limite de 20 pontos e ter a habilitação suspensa é a principal medida tomada pelos motoristas cada vez que recebem um novo aviso de infração. No entanto, o que muitos não sabem é que o descumprimento de algumas regras de trânsito tem como consequência imediata a retenção do documento expedido pelo DETRAN, independentemente, da quantidade de multas já obtidas pelo condutor.

Constantemente, o SINDMOTORISTAS alerta aos profissionais sobre a importância de dirigir com segurança evitando, assim, a perda do seu principal instrumento de trabalho.

Dirigir sob a influência de álcool; recusar-se a fazer teste do bafômetro; dirigir ameaçando os pedestres, que estejam atravessando a via pública, ou demais veículos; disputar corrida; promover ou participar, sem autorização, de competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo em via pública; em operação de ultrapassagem, forçar a passagem entre veículos que, transitando em sentidos opostos, estejam na iminência de passar um pelo outro; transpor, sem autorização, bloqueio policial e transitar em velocidade mais de 50% superior a máxima permitida na via.

Essas são algumas das infrações que levam a perda imediata da CNH. A lista completa ou mais informações podem ser obtidas com o departamento de multas ou o setor de despachante, na sede do Sindicato. A entidade também está à disposição daqueles que desejarem realizar o curso de reciclagem antes de atingirem a pontuação máxima. Isso porque, conforme medida regulamentada no final do ano passado, motoristas de caminhão, ônibus e carretas que exerçam atividade remunerada poderão fazer o treinamento antecipadamente para evitar que a sua CNH seja retida. Eles podem optar por fazer as aulas ao atingirem 14 pontos no período de um ano.

Para impedir a perda da carteira de habilitação, a diretoria do Sindmotoristas orienta que os condutores façam levantamentos constantes sobre a sua quantidade de pontos. Atualmente, parar sobre a faixa de pedestres e ultrapassar o limite de velocidade são as principais infrações cometidas pela categoria, segundo dados obtidos junto ao Sindicato, que tem se mostrado preocupado com a situação de alguns companheiros. Diante do cenário, a entidade reitera a necessidade de priorizar a questão, garantindo a manutenção do emprego, pois perder a CNH significa estar fora dos coletivos.