Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

15 de Março de 2024

Grande plenária com os delegados Legítimos representantes dos trabalhadores debatem linhas de ação para atuação dentro das garagens

Grande plenária com os delegados Legítimos representantes dos trabalhadores debatem linhas de ação para atuação dentro das garagens
Na manhã de quinta-feira (14), diretores do SMTRUSP e delegados eleitos em assembleia de forma democrática participaram de grande plenária, na sede da entidade.
São companheiros e companheiras, que terão a responsabilidade de defender os trabalhadores nas bases e atuar de forma unificada junto à entidade nas lutas e mobilizações.
O assessor da presidência, Nailton Francisco de Souza (Porreta), que dirigiu os trabalhos, destacou a relevância dos delegados como ‘protetores do Sindicato’. “Cada delegado tem que saber a sua função na defesa da entidade, do patrimônio e atuar de forma colegiada junto aos diretores, cipeiros e demais companheiros de luta. Neste mandato, o trabalho será unificado”, disse.
A companheira Catia Laurindo, assessora de organização da diretoria, por sua vez, fez a leitura do Estatuto de Delegado, que passou por mudanças aprovadas no 8º Congresso da categoria em Praia Grande. Ao todo são 11 artigos, com uma série de atribuições. E sua ação está ratificada no artigo 107º do Estatuto geral do Sindicato.
Para o presidente Edivaldo Santiago, os delegados são fundamentais no processo, pois são ‘braço direito dos diretores’. “Os companheiros e companheiras devem assumir papel de suporte e parceria junto aos diretores, cujo objetivo é ouvir e atender as reivindicações dos trabalhadores. O Sindicato, por isso, conta muito com delegados que sejam atuantes, organizados, politizados, respeitados e preparados para a luta”.
Na assembleia também será discutido o tempo de mandato dos delegados, agora estendido para cinco – no mesmo período de vigência da diretoria eleita.
“Esta medida é uma correção, uma justiça aos companheiros e companheiras, pois permite que a escolha seja democrática e haja tempo suficiente para trabalhar dentro da garagem”, afirmou o presidente Edivaldo Santiago.