2 de setembro de 2021

Diretores traçam direcionamentos e propostas ao Plano de Cargos e Salários e Plano de Cargos e Carreiras do Setor da Manutenção

Nessa última terça-feira (31), os diretores do Sindmotoristas se reuniram na sede do sindicato para debater e alinhar questões alusivas ao Plano de Cargos e Salários e Plano de Carreira dos Trabalhadores do Setor da Manutenção. No encontro, foram traçados direcionamentos e propostas que deverão ser aprovadas em reunião plenária com participação dos delegados sindicais e integrantes do Conselho Consultivo da Secretaria da Manutenção da entidade.

Os dirigentes debateram, entre outras coisas, as diferenças entre o Plano de Cargos e Salários e o Plano de Carreira, pois tratam-se de ferramentas distintas. Segundo entendimento dos mesmos, o primeiro é focado na empresa, definindo os cargos, funções, definições, faixas salariais e as competências necessárias para que os profissionais preencham cada um deles. O segundo já é focado nos funcionários, indicando o caminho que cada profissional deve percorrer, determinando competências necessárias para cada posição e a expectativa da empresa acerca de suas habilidades.

De acordo com Nailton Francisco de Souza (Porreta), diretor da Secretaria de Assuntos do Setor de Manutenção, o maior questionamento dos trabalhadores é em relação ao atual Plano de Carreira. Ao invés do mesmo motivar o profissional e contribuir com a retenção dos talentos para reduzir a rotatividade, acabou provocando o inverso, gerando um clima de insatisfação na categoria.

“Estamos convictos de que a proposta do Sindmotoristas será protocolada no sindicato patronal. Se for discutida com a devida seriedade, atenderá as necessidades básicas daqueles que anseiam por reconhecimento. Nosso plano tem como objetivo organizar e padronizar os cargos internos, garantindo competitividade salarial em relação ao mercado. Uma vez que cada um passa a ter clareza das possibilidades de carreira existentes na empresa. Por outro lado, a empresa passa a ter critérios claros para fazer possíveis progressões. Assim, aumentaremos o nível de satisfação e produtividade”, afirmou Nailton Porreta.

Vantagens do Plano de Cargos e Salários:

Além do equilíbrio interno da empresa, o Plano de Cargos e Salários reflete positivamente para todos agentes envolvidos.

Para a empresa, algumas vantagens são:

– Integra as políticas salarias aos modelos estratégicos de remuneração com base em competências;
– Retenção e atração de talentos;
– Estimula o engajamento;
– Aumento da produtividade;
– Facilita o processo seletivo;
– Contribui para o planejamento financeiro;
– Estimula o aumento da competitividade mercadológica;
– Possibilita transparência e clareza sobre as expectativas para cada função.

Já para os funcionários (as), as vantagens são:

– Aumento da satisfação;
– Senso de justiça e de pertencimento;
– Maior engajamento e produtividade;
– Clareza acerca das possibilidades de ascensão.