3 de dezembro de 2021

Depois dos protestos dos trabalhadores, TRANSPPASS cancela demissão de funileiro

A diretoria do Sindmotoristas liderou uma paralisação no setor de manutenção da Viação Transpass (Garagem Jaguaré), entre 9 e 11 horas desta sexta-feira (3).

O protesto foi contra a perseguição da chefia e demissão por justa causa do funcionário Jorge José de Souza, funileiro oficial.
Após tensa negociação com a gerência, o profissional foi reintegrado e teve seu horário de serviço alterado para evitar atrasos.
Assim que soube da demissão, Narciso Ozório, Secretário de Assuntos Jurídico do Sindmotoristas, juntamente com os demais diretores Erenildo F. dos Santos (Zóio), John Erick de Oliveira (Fininho) e Delcilene Pereira Vieira (28), militantes e Gilberto Barão dos Santos do Conselho Consultivo do Setor de Manutenção mobilizaram os funcionários, que imediatamente cruzaram os braços em solidariedade ao colega de trabalho e contra os abusos e arbitrariedades da chefia.

O sucesso da manifestação é um recado para o patrão de que a categoria está descontente com seus superiores imediatos, pertencentes a uma empresa terceirizada.
De acordo com Ozório, a manutenção da frota, por ser estratégica e fundamental para o bom funcionamento da empresa, deveria dar maior atenção e valorizar aqueles que fazem os reparos preventivos e corretivos para manter a frota em boas condições de segurança e confiabilidade para atender a população.

No seu site, a TRANSPPASS se considera modelo de empresa no sistema de transporte coletivo na cidade de São Paulo, por ser certificada pela ISO 9001/2000 e líder do Consórcio Sudoeste, responsável pela operação de 38 linhas nos principais bairros da região Oeste e Central da capital e ter uma estrutura completa para a realização das manutenções, utilizando-se de moderna tecnologia e equipamentos de ponta, além de serviços de abastecimento próprio e limpeza dos ônibus.
Segundo Nailton Francisco de Souza (Porreta), Secretário de Assuntos dos Trabalhadores do Setor de Manutenção do sindicato, a direção da entidade está vigilante e na luta por melhorias das condições de trabalho, saúde e segurança no trabalho. Também, nao tolerará quaisquer tipos de pressão, perseguição e desrespeito aos profissionais do setor de manutenção.
O sindicato buscará, através do processo de negociação, solucionar algumas questões, tais como: promoção para os funcionários fora de função; equiparação salarial; ajustar e definir nomenclatura de todas as funções.
“Recebemos frequentemente reclamações de comportamentos inadequados, autoritários e descabidos de encarregados do setor de manutenção, que insistem em tratar seus subordinados como se fossem escravos. Esses que abusam do poder serão denunciados pela prática de assédio moral”, alerta Nailton Porreta.