18 de dezembro de 2018

Condutores participam do Seminário “Previdência Justa e Humana” promovido pela UGT-SP

Condutores participam do Seminário “Previdência Justa e Humana”  promovido pela UGT-SP

Os condutores de São Paulo participaram do Seminário “Previdência Justa e Humana”, promovido pela UGT-SP. O evento, realizado nos dias 17 e 18 de dezembro, reuniu mais de 400 dirigentes dos sindicatos filiados no Centro de Lazer da Fecomerciários, em Praia Grande.

Na solenidade de abertura,  o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, defendeu o debate a respeito da reforma da Previdência, que deve ser uma das prioridades do novo Governo. “A discussão desse tema é relevante e oportuna em razão da sua complexidade e, sobretudo, porque mexe diretamente na vida financeira de muitas famílias”.

O presidente da UGT-SP, Amauri Mortágua, parabenizou o engajamento dos participantes, e destacou que até o momento, a central estadual foi a única que teve a iniciativa de ouvir seus filiados para construir uma sugestão unitária para o futuro sistema previdenciário.

Já o secretário geral do Sindmotoristas, Francisco Xavier da Silva (Chiquinho), que também é secretário geral da UGT-SP, disse que a conjuntura do país deve mudar consideravelmente a partir de 1º de janeiro, com o governo de Jair Bolsonaro. “A reforma trabalhista afetou dramaticamente a classe trabalhadora e as organizações sindicais. Agora, esse mesmo movimento que ceifou direitos trabalhistas está agindo para que seja colocada em votação em caráter de urgência, no Congresso Nacional, o texto da reforma da Previdência que mantem privilégios de poucos e sacrifica os assalariados, que representam a maioria dos brasileiros”.

Aproveitando ainda a ocasião, Chiquinho ressaltou que parlamentares da ala sindical deverão enfrentar dificuldades para encaminhar pautas de interesse dos trabalhadores. “Infelizmente, há resistência em aceitar representantes eleitos democraticamente pelo voto popular, como está acontecendo com o grande líder da minha categoria, Valdevan Noventa, que passa por um momento bastante delicado, já que sua eleição de deputado federal por Sergipe está sendo questionada. Mas o importante é que toda a diretoria do Sindmotoristas e os trabalhadores em transportes estão apoiando o companheiro para o que der e vier”.

No encerramento, foram aprovadas as propostas que nasceram deste seminário e que serão defendidas pela UGT. A intenção é garantir ao menos que a Reforma Previdenciária seja, no mínimo, igualitária.