29 de Maio de 2023

Condutores iniciam plano de luta nesta segunda-feira (29)

Em todas as garagens de ônibus, entre três e cinco horas da manhã, foram realizadas assembleias com os trabalhadores, que ficaram atualizados sobre o impasse nas negociações por conta da ausência de uma nova proposta patronal contendo a valorização das cláusulas econômicas, entre as quais, a volta dos 30 minutos de refeição remunerados.

A ação provocou atraso na saída dos ônibus de algumas garagens, mas logo a situação foi normalizada.

Após o término das assembleias, foi à vez dos trabalhadores do setor da manutenção realizar o movimento de protestos nos locais de trabalho, que durou toda manhã.

E, nos terminais e pontos de ônibus, acontece a distribuição da Carta Aberta à População.

O presidente do Sindmotoristas Cristiano Porangaba (Crizinho) avaliou positivamente o primeiro dia do plano de lutas. “A categoria,  que sofreu sacrifícios durante a crise sanitária, quer justiça (recomposição salarial, PLR, 30 minutos de refeição remunerados, entre outros). Se os patrões continuarem inflexíveis, os condutores devem cruzar os braços e parar o sistema”, alertou Crizinho.

SEMANA DE PROTESTOS

Os trabalhadores aprovaram, na assembleia do dia 26, um plano de luta para esta semana.

A decisão foi tomada por unanimidade em virtude da ausência de uma nova proposta patronal contendo a valorização das cláusulas econômicas e, especial, a volta dos 30 minutos de refeição remunerados. O SPURBANUSS não sinalizou qualquer intenção de contribuir para um acordo.

O prazo se esgotou junto com a paciência da categoria que, sob a coordenação da diretoria do sindicato, realizará protestos e manifestações nos locais de trabalho.

Infelizmente, os empresários de ônibus não aprenderam repartir, dar o que é justo a quem fez por merecer. Eles só pensam no próprio bolso.

Os condutores deixaram as portas abertas para um entendimento, mas com o avançar da campanha salarial perceberam que a ganância dos patrões falou mais alto e travou as negociações.

A categoria, ciente da sua organização, força e coragem, dará uma resposta à altura, fazendo a luta.

PROGRAMAÇÃO

30/05 (terça-feira)
12h00: Coletiva de imprensa no sindicato;
15h00: Passeata dos trabalhadores, saindo da sede do sindicato rumo à Prefeitura de São Paulo;

31/05 (quarta-feira)
10h00: Protestos no terminal Parque Dom Pedro II;

01/06 (quinta-feira)
16h00: Assembleia de avaliação do movimento e outros encaminhamentos.