8 de novembro de 2018

Comissão das Mulheres leva “Novembro Azul” às garagens de ônibus

Cuidar da saúde também é coisa de homem. O slogan pode até ser clichê, mas ganha um sentido especial neste mês de novembro, quando acontece a campanha mundial “Novembro Azul”, cuja missão é alertar o público masculino sobre a importância de prevenir o câncer de próstata.

Os próximos 30 dias serão marcados por palestras, ações em locais de grande circulação, iluminação e decoração de prédios e monumentos em todo o país, tudo para lembrar que a saúde deve vir sempre em primeiro lugar.

O Sindmotoristas também dá a sua contribuição. A Comissão das Mulheres abraçou de corpo e alma a campanha e tem feito visitas às garagens para alertar os companheiros sobre o tema. Para a futura Secretária da Mulher, Luciana Borges Barreto, a informação é o melhor caminho para acabar, definitivamente, com o preconceito que existe no meio de uma categoria predominantemente masculina, que tem resistência a realização do exame clínico pelo toque retal.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença. Infelizmente, os dados refletem à falta de conscientização, o descuido e em muitos casos a vergonha de se expor com a realização do exame de toque retal. Muitos esquecem que uma simples ida ao médico é capaz de evitar um desfecho fatal.

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que 14.484 homens morreram em decorrência de tumor maligno na próstata somente no Brasil em 2015. Quando se fala em estimativas, os números são mais elevados, com previsão de 68.200 novos registros. No Brasil, a enfermidade é a segunda mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. E, apesar de ser considerada uma doença da terceira idade, o câncer também pode atingir o grupo com idade entre 20 e 59 anos, representando a 12º causa de mortalidade por neoplasias. No entanto, cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

“Temos uma preocupação constante com a saúde e a qualidade de vida da nossa categoria. Não é à toa que promovemos, periodicamente, eventos dedicados ao bem-estar dos trabalhadores. No mês passado, profissionais do AC Camargo estiveram no Sindicato para falar sobre o câncer de próstata e outros tipos da doença. Mas, sabemos que é preciso mais, por isso daremos continuidade a abordagem direta no ambiente de trabalho ao longo do mês. Aqueles que ainda não fizeram o exame, aproveitem esse foco em novembro para colocar a saúde em dia”, disse o presidente em exercício do Sindmotoristas, Valmir Santana Paz (Sorriso).