17 de dezembro de 2018

Clima Natalino contagia público no transporte de São Paulo

“A cada aceno, cumprimento ou grito percebo como estamos esquecendo que são as pequenas coisas que realmente fazem a vida valer à pena”. É com esse sentimento que o motorista da Vip Jefferson conduz um dos ônibus natalinos iluminados e decorados pela SPUrbanuss. Em datas específicas, os veículos fazem trajetos diferenciados organizados pela SPTrans e pela CET. O objetivo é levar alegria para a população e um pouco do espírito de Natal para aqueles que enfrentam diariamente o trânsito caótico da maior capital do país.

Há cinco anos trabalhando na empresa, o motorista afirma que o objetivo é cumprido. “A cada ponto ou semáforo que paro, vejo dezenas de pessoas com os olhos brilhando. Crianças, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres. Estamos nos tornando frios, apesar de a tecnologia ser fundamental, mas não podemos esquecer as tradições, não podemos esquecer todos os bons sentimentos que essa época nos traz”, destacou, dizendo ainda que se sente privilegiado em estar a frente do volante de um dos carros enfeitados para receber o bom velhinho.

Jefferson trabalha a bordo do ônibus de segunda a sexta, das 4h às 12h, fazendo a linha entre Piraporinha e Terminal Pinheiros e em seguida o trajeto entre os Terminais Jardim Ângela e Pinheiros. “É uma experiência bem interessante, sobretudo, com as crianças. É sempre bom tirar o sorriso de alguém, muito gratificante. Hoje, pra mim, a cena mais marcante foi o sorriso de uma bebezinha no colo do seu pai ao atravessar a avenida na frente do ônibus. Um pequeno sorriso gigante que me mostrou que a felicidade verdadeira não nos custa nada”, lembrou o condutor que fez questão de “colocar alguns mimos” também dentro do carro. “O pouco com bom coração, é muito”.

O projeto

Ao todo são 80 veículos temáticos conduzidos por motoristas vestidos de Papai Noel. O percurso inclui avenidas movimentadas como a Dr. Arnaldo e a Paulista, além de passar pelo Parque do Ibirapuera, onde é montada a tradicional árvore de Natal, que costuma atrair munícipes e turistas. A saída tradicional é feita do Pacaembu, e a novidade deste ano fica para as saídas nas zonas Sul e Leste.

O passeio é gratuito e os passageiros podem entrar e sair dos ônibus para visitar as atrações natalinas da cidade. Durante as viagens, as catracas ficam lacradas e os coletivos contam com pontos específicos de parada, controlados por agentes da SPTrans. Aqueles que ainda não conhecem o projeto devem ficar atentos às datas. Os próximos percursos estão marcados para os dias 22 e 23. A primeira carreata tem partida às 19h30 e as demais a cada 20 minutos.