16 de Março de 2024

Assembleia histórica! Por unanimidade, trabalhadores e trabalhadoras aprovam importantes encaminhamentos de luta do SMTRUSP em defesa da categoria

A categoria foi convocada. E não decepcionou. Lotou o auditório do SMTRUSP para assembleia que tornou-se histórica por uma série de deliberações em defesa da categoria.

As 89 resoluções deliberadas e aprovadas no 8º Congresso, em Praia Grande, desta vez, foram ratificadas pela maioria soberana dos trabalhadores, como Revisão dos valores do PPR – Programa de Participação dos Resultados, Aumento real de salário, Redução da jornada de trabalho, Cesta básica de qualidade, Fim do desconto do VR em caso de falta justificada, Convênio médico de qualidade que atenda com dignidade a família do trabalhador, dentre outras.

Os presentes aprovaram por unanimidade também a reforma estatutária da entidade, que contempla o mandato do presidente (sem direito à reeleição direta), mandato estendido de cinco anos aos delegados (antes eram três anos).

Foram aprovadas, e portanto, a partir de agora, o Sindicato conta com mais cinco secretarias para melhor representação da categoria. São elas: Mobilidade Urbana (Luizão), Igualdade Racial e Contra Discriminação (Zé Carlos Negrão), Relações Sindicais (Chiquinho), Organização e Relações do Trabalho, Juventude e Pessoas com Deficiência (Nailton Porreta) e Vice-Presidência (Moleque), respectivamente.

“Em minha campanha prometi que trabalharia em prol de uma grande mudança para gerir melhor a entidade, de forma a atender com qualidade e eficiência as demandas da categoria. Dito e feito. As mudanças aprovadas aqui serão implementadas como legado para nosso povo, que são os trabalhadores nas bases”, destacou o presidente Edivaldo Santiago.

Atenção!

Todas as deliberações aprovadas pelo ex-presidente – em assembleia anterior – foram invalidadas, ou seja, não tem valor algum. E mais, foi aprovada a criação da comissão de ética na entidade para investigação dos desmandos cometidos pelo mesmo, que, se confirmados, provocarão sua expulsão do quadro associativo.

Previsão orçamentária foi aprovada com rerratificações

Os trabalhadores aprovaram – com rerratificações – a previsão orçamentária do Exercício 2024 que estava com incorreções da gestão do ex-presidente, que, como sabem, deixou um rombo milionário na entidade. A planilha foi apresentada pelo responsável pela contabilidade com parecer do conselho fiscal eleito pela categoria.

“Quando olhamos para os números, o cenário é de terra arrasada. O ex-presidente não pagou impostos, fornecedores, prestadores de serviços, serviços básicos, e tudo isso para fazer política com seus pares”, criticou o presidente Edivaldo Santiago.

O desafio, segundo o presidente, em curto prazo, é modernizar a máquina (hoje com mais de 100 funcionários) e organizar ampla campanha de sindicalização. “Neste momento delicado, o caminho é contar com a ajuda dos trabalhadores. De que forma: se associando ao Sindicato, pois sua participação fortalece as lutas e nos dá condições de seguir em frente”.

Uma nova política financeira será implementada na entidade, assim disse o secretário de finanças, Boka de Lata, que se assustou com o ‘estrago’ provocado nas contas. “Temos um grande desafio pela frente, mas será superado com organização, disciplina e responsabilidade com a contribuição da categoria”.

Justiça diz não pro ex-presidente

Outra tentativa de golpe. Outra derrota na Justiça. E assim o ex-presidente vai tentando enganar a categoria à base de mentiras e fake news. A recente foi melar as assembleias marcadas com os trabalhadores para deliberar, dentre tantas questões, seus desmandos e a formação de comissão de ética para investigar sua má conduta à frente da entidade.

Na decisão, a juíza do trabalho, Letícia Stein Vieira, que atua no Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região, afirmou: “…No que se refere ao pedido de tutela antecipada para suspender as Assembleias (primeira e segunda) convocadas para o próximo dia 15.03.2024, entendo que, na medida em que não houve a suspensão ou anulação da ata de posse da atual direção do Sindicato réu e que os autores não indicaram irregularidades na convocação da assembleia aptas a justificar a suspensão da referida assembleia, não há que se falar em suspensão do ato. Portanto, indefiro a liminar requerida…”.

PONTO FINAL!!!!