5 de Fevereiro de 2019

“A palestra salvou minha vida”

Sempre preocupado e atuando em prol da categoria, o SINDMOTORISTAS mais uma vez fez a diferença na vida de um trabalhador. Após participar de um evento que debatia o tema sobre o câncer, o fiscal de ônibus João Pereira Lauriano, mais conhecido como João Molinho, procurou realizar exames e descobriu um tumor. Apesar do susto, o profissional teve um final feliz. “A palestra salvou a minha vida”, afirmou.

Ele conta que o “Outubro Rosa” era mais um evento do Sindmotoristas que ele participava, no ano de 2016. “Mal sabia que a palestra feita pelos profissionais do Hospital AC Camargo Câncer Center salvaria minha vida”.
Assim como a maioria dos participantes do evento, o hospital deu ao João Molinho o direito de realizar gratuitamente exames de sangue, fezes e de toque retal para diagnóstico de câncer de próstata.
Porém, ao passar em consulta com o médico para avaliação do resultado dos exames, a surpresa: foi detectado um tumor próximo ao maxilar. Ele teve que fazer uma bateria de exames na região da cabeça e do pescoço e, depois, foi informado que seria submetido a uma cirurgia para a remoção do tumor.

João Molinho se internou, mas não avisou seus familiares do seu problema e do procedimento cirúrgico. “Eu temia que o desespero da minha família me afetasse ainda mais. Felizmente a cirurgia deu tudo certo, mas não aconselho ninguém a agir como eu. Nessas horas difíceis é importante ter pessoas que te amam ao seu lado, te dando força e coragem”.
Os médicos conseguiram extirpar todo o tumor e o companheiro não precisou fazer quimioterapia, nem outro tratamento mais pesado. Apenas, por orientação médica, continua fazendo exames preventivos periódicos.
“Sou imensamente grato aos profissionais do Hospital AC Camargo, que me deram toda assistência médica e psicológica para passar por essa tempestade. Hoje, aos 71 anos, sou um homem que dá muito valor a vida, me esforço para levá-la da maneira mais saudável possível”, declarou João Molinho.

Dia Mundial de combate ao câncer conscientiza a população

Ela é silenciosa, porém avassaladora. Certamente, não há um brasileiro que não tenha conhecido uma pessoa vítima da doença mais assustadora da atualidade: o câncer. Vista como um pesadelo quase sem cura, a enfermidade é realmente preocupante, sobretudo, quando olhamos as estatísticas. No entanto, a falta de informação ainda faz com que muitos acreditem na impossibilidade de vencê-la. Mal sabem que uma melhor qualidade de vida pode ser o ponto de partida para prevenir esse mal. Diante disso, são realizadas campanhas frequentes para abordar o assunto. O próprio Sindmotoristas, há anos, inclui o tema em sua programação. E a próxima segunda-feira será mais uma data para aprender um pouco sobre os tipos, tratamentos e tudo o que envolve essa patologia.

Com o slogan “Eu sou, Eu vou”, o Dia Mundial de Combate ao Câncer é lembrado sempre em 4 de fevereiro. A data é uma campanha de utilidade pública, que busca evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da conscientização e da educação sobre a doença. Dados divulgados no portal do Inca na internet mostram que a situação pode ser pior do que parece. Em 2018, o Instituto estimou em mais de 300 mil o número de novos casos de câncer em homens no Brasil. Já o publicou feminino somou 282 mil ocorrências. Traquéia, brônquios e pulmões, mamas e próstata são os locais mais comuns de se encontrar, primariamente, os tumores. Não é à toa, por exemplo, que existem ações específicas, como o

“Outubro Rosa” e o Novembro Azul.

Para que a data tenha alcance do público, alguns órgãos e empresas estão preparando atividades, realização gratuita de exames ou material informativo para distribuir para as pessoas. Pode parecer óbvio que a mulher precise ir ao ginecologista todo ano, assim como o homem ao urologista. Porém, na prática, nem sempre é o que acontece. Por isso, a necessidade de rotineiramente orientar a população. “A gestão Noventa tem uma atuação muito forte na área de saúde com eventos e atividades destinadas a garantir a qualidade de vida da categoria. Antes de lutar por direitos, é preciso vencer uma batalha diária para se manter vivo. No que depender do nosso Sindicato, os trabalhadores terão sempre o respaldo necessário dentro e fora da entidade”, disse o presidente em exercício, Valmir Santana da Paz (Sorriso).