10 de Maio de 2023

Sindicato exige mais segurança a motoristas e cobradores dentro dos ônibus

O secretário de comunicação do Sindmotoristas, Antônio Gomes de Sousa (Toninho), concedeu entrevista à repórter Maria Carolina Paz do programa Balanço Geral da RecordTV.

Na conversa, demonstrou bastante preocupação com os recentes casos de violência sofrida por motoristas e cobradores nos pontos e durante as viagens.

Segundo Toninho, o Poder Público deve atuar de forma efetiva para coibir os ataques, com a presença ostensiva dos órgãos de segurança e fiscalização da SPTrans, respectivamente.

“A presença de agentes dentro dos ônibus e demais locais certamente vão inibir os agressores, oferecendo maior conforto, segurança e tranquilidade aos profissionais do transporte urbano da capital”, afirmou.

A despeito do que muitos passageiros acham, a carona no ônibus é proibida, inclusive passível de punição aos profissionais das empresas. “Muitos casos de violência registradas ocorrem pelo fato de os passageiros se sentirem no direito de andar de graça, ou seja, pegar carona, o que não é permitida por norma da SPTrans”, cita Toninho.

A direção do Sindicato está levando os casos para conhecimento das empresas de ônibus e vai encaminhá-los para providências dos órgãos de segurança. A entidade também oferece atendimentos médico, jurídico e psicológico aos motoristas e cobradores vítimas de agressão.

“Nossos companheiros precisam trabalhar com segurança e em paz nos seus locais de trabalho, e os agressores devem ser punidos com o rigor da lei”.

Agradecimentos do Sindmotoristas ao companheiro Jack Maluco que tem contribuído com informações relevantes da categoria e que tornou público o caso de agressões sofridas pelos trabalhadores em transportes.