15 de Maio de 2019

São Paulo pode parar: Condutores devem aprovar Estado de Greve na assembleia desta quinta-feira

Mais de 8 mil condutores são esperados para assembleia decisiva da categoria, nesta quinta-feira (16), no CMTC Clube. Neste dia, a direção do Sindmotoristas fechará a semana de lutas, que começou com as assembleias, nas garagens, carros de som circulando nos terminais e pontos de ônibus e a distribuição da “Carta Aberta à População”.

Com o impasse nas negociações salariais e sem uma luz no fim do túnel, devido à intransigência do setor patronal, os trabalhadores devem aprovar novas ações, inclusive a decretação do Estado de Greve. Infelizmente, será necessária adotar uma medida mais drástica, depois de o sindicato esgotar todos os esforços para um entendimento das partes.

Os condutores se aproximam da greve, a mobilização e organização das bases, nos locais de trabalho, foram intensificadas. A paralisação do sistema poderá ocorrer a qualquer momento.

Propostas!

Os patrões apresentaram duas propostas indecentes, que consistem na precarização ou extinção de direitos. Por isso, foram rejeitadas. Os trabalhadores não aceitam o retrocesso das suas conquistas. Melhores condições de trabalho, salário e emprego são reivindicações justas e possíveis de serem atendidas.

É preciso ressaltar que os empresários de ônibus assinarão os novos contratos de exploração dos serviços de transporte público nos próximo dias, que permitirão que eles saldem suas dívidas e ainda tenham lucros exorbitantes durante 20 anos ou mais.

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, disse que, com a conclusão da licitação, definindo todas as regras da concessão das linhas de ônibus, nada impede que os empresários atendam a pauta de reivindicações dos trabalhadores. “Os condutores e a população não podem ser penalizados por conta da ganância sem limites dos empresários”.

“Se a negociação está emperrada e os patrões jogam baixo para o imbróglio chegar à Justiça, por outro lado a nossa campanha salarial está a todo vapor. Estamos unidos e determinados a buscar o que é nosso por direito. A pressão não nos intimida, somos guerreiros e estamos prontos para a batalha e para conquistar a vitória no final”, afirmou o presidente em exercício do Sindmotoristas, Valmir Santana da Paz (Sorriso).