Versão final de aplicativo que avalia transportes já está no ar

·        Blog Ponto de Ônibus

Agora o paulistano já pode avaliar os serviços de transportes, dando notas, e comparar as viagens realizadas em ônibus municipais, ônibus intermunicipais da EMTU, Corredor Metropolitano ABD, Metrô, CPTM e ciclovias. Também será possível dar notas para as estações de compartilhamento de bicicletas, estações de trem e Metrô, terminais e corredores de ônibus.

O Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor lançou versão final do aplicativo MoveCidade, disponível no Google Play para Android.

As notas podem ser dadas para quesitos como tempo de espera, lotação, limpeza e infraestrutura dos sistemas.

RANKING DE LINHAS:

Com base na avaliação dos passageiros, será possível ver as notas finais de cada meio de transporte e das linhas.

“Haverá, por exemplo, um ranking das melhores e piores linhas de ônibus em que será possível comparar duas delas à sua escolha, assim como nos outros modais” – disse em nota, pesquisador do Idec, Rafael Calabria.

Segundo Calabria, a qualidade na prestação de serviços é dever previsto pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Política Nacional de Mobilidade Urbana.

QUEDA DE RECLAMAÇÃO NEM SEMPRE SIGNIFICA ALTA DE QUALIDADE:

O profissional também lembrou que apesar da baixa qualidade em geral dos serviços, pouca gente vai atrás dos direitos. De acordo com o Idec, apenas 25% dos passageiros reclamam dos maus serviços. Este é um dos motivos das gerenciadoras se gabarem das quedas de índices de reclamações e os passageiros continuarem insatisfeitos.

O levantamento foi realizado em março deste ano pelo Idec em parceria com o Instituto Data Popular e ainda revela que 89% dos clientes de transportes já tiveram problemas.

O Instituto também informou que todas as reclamações e dados obtidos por meio do aplicativo serão levados para as empresas que prestam serviços e também aos gestores públicos, com ampla divulgação.

Ainda no final deste mês, devem ser incluídos no aplicativo os sistemas de transportes da cidade do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Até 2017, outras capitais serão acrescentadas, o que vai permitir comparações entre os diferentes sistemas.

(Fonte:   Blog Ponto de Ônibus)