Transpass foge da perìcia Judicial

om apoio dos trabalhadores presidente Noventa dá um “cala a boca” no patrão

O clima esquentou hoje (09/05) na garagem da Transpass, tudo porque o patrão “mal intencionado” não colaborou para a realização de uma perícia judicial na empresa. O objetivo era avaliar o índice de Vibração de Corpo Inteiro (VCI), que serve como prova no processo de insalubridade.

Acompanhando a perícia estavam o presidente Noventa e diretores do Sindicato, além da assessoria jurídica da entidade. Porém, a direção da empresa mostrou seu lado autoritário e intransigente para comprometer o resultado. Ela por conta própria separou 10 veículos e escolheu um trajeto que não faz parte das suas linhas.

O que se constatou é que a Transpass está com medo de que sejam avaliadas as condições inadequadas de trabalho, ou seja, o dia a dia dos companheiros em meio a buracos, obstáculos e muitas vibrações, cujos danos à saúde são quase inevitáveis.

Noventa falou em alto e bom som para o patrão que a perícia seria realizada de forma correta, levando em conta as condições normais de trabalho com os ônibus sendo abordados em operação e de forma aleatória. Assim como foram feitas em mais de 60 avaliações, em processos semelhantes.
O Sindicato mostrou-se disposto, inclusive, que as linhas fossem indicadas de comum acordo entre as partes, mas não houve entendimento.

Então, Noventa reuniu os diretores e trabalhadores que, mesmo revoltados com a empresa “fujona”, decidiram, conjuntamente, pela não realização da perícia. O perito responsável formalizará um comunicado ao juiz competente relatando todo o incidente, assim como, a decisão de agendar uma nova visita para a Transpass ser periciada.

A diretoria do Sindicato acompanhará a próxima ida do perito à empresa e o presidente Noventa, antes de deixar a garagem, mandou um recado duro para o patrão de que não vai tolerar mais isso. “Essa situação não voltará a ocorrer e se a empresa insistir no boicote sofrerá as consequências. Para bom entendedor serão paralisadas as atividades das duas garagens e os trabalhadores acompanharão ativamente toda a realização do processo pericial.

Jurídico do Sindicato entra na Justiça para garantir direito do trabalhador

O Departamento Jurídico do Sindicato já entrou com mais de 20 ações contra empresas do sistema sobre a mesma solicitação de perícia judicial, sendo que em muitos dos processos julgados, a decisão do tribunal garantiu o direito ao adicional de insalubridade aos trabalhadores.

Que isso sirva de alerta para o patrão da Transpass que se continuar fugindo da verdade, responderá por suas ações na Justiça.