Trabalhadores da manutenção reconhecem empenho do presidente Valdevan Noventa para o setor

Eles nunca são vistos pelos passageiros e muitos nem lembram da sua existência. No entanto, o sistema de transporte conta com outro grupo de protagonistas que não está à frente do volante ou atrás da catraca, mas nas garagens, garantindo o bom funcionamento dos coletivos. Em São Paulo, eles são quase 5 mil profissionais, entre funileiros, mecânicos, eletricistas, pintores, moleiros, soldadores, fibreiros e socorristas.

“Mais do que simples funcionários, eles são figuras estratégicas, que evitam acidentes, minimizam gastos e ainda providenciam para que os veículos estejam sempre prontos para uso. Manter uma boa equipe de manutenção é mais do que seguir a lei, é investir em prevenção e identificar obstáculos que podem se tornar um grande transtorno no futuro”, afirmou o presidente do sindicato, Valdevan Noventa.

Durante anos, esses trabalhadores foram desvalorizados, buscaram reconhecimento e lutaram em busca de salários diferenciados. Essa mobilização não chegou ao fim. A cada campanha salarial, o SINDMOTORISTAS (entidade filiada à UGT) se mantém firme para impedir a retirada de direitos desses nobres companheiros.

A ação efetiva começou na administração de Valdevan Noventa que, desde o início, foi enfático ao dizer “exploração dos trabalhadores de manutenção nunca mais”. A declaração refere-se ao fim das nomenclaturas no setor, uma conquista do presidente. Ele conseguiu acabar com a maldade de algumas empresas, que tentavam ludibriar a categoria.

O setor conta com uma secretaria específica criada para administrar assuntos relacionados a esse grupo de funcionários. Localizado no sétimo andar da sede do Sindicato, o departamento cria políticas de melhorias no ambiente de trabalho, além de abordar outras questões. “Eles previnem, corrigem, identificam falhas e precisam ser constantemente qualificados. Há quem pense que ônibus são feitos apenas de motoristas e cobradores, ledo engano. Não é possível dirigir com segurança, se o veículo não estiver em bom estado. Por isso, estamos sempre atentos e prontos para defender esse setor”, destacou Noventa.

RECONHECIMENTO

O empenho do presidente é reconhecido pelos trabalhadores, que observam o plano de carreira como uma grata realidade, que resultou em um salto de qualidade no serviço e em melhorias salariais. “Noventa está de parabéns por garantir, na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, o Plano de Carreira para os funcionários da manutenção. Ninguém acreditava que essa reivindicação seria atendida. Vários dirigentes sindicais fizeram promessas em época de eleição do sindicato e depois sumiram. Valdevan Noventa, não! Ele e sua diretoria honraram o compromisso conosco”, destacou Joel da Silva Gonçalves, que há quatro anos atua no setor de manutenção da VIP AE Carvalho. O companheiro também elogiou os diretores, delegados e cipeiros pela assistência 24 horas aos trabalhadores da garagem.