8 de novembro de 2019

Sindmotoristas realiza mais uma edição do Novembro Azul

Atendendo ao convite da Secretaria de Saúde da entidade, os trabalhadores em transportes participaram do “Novembro Azul”, realizado nesta sexta-feira (8), no auditório da entidade. O debate foi o tema dessa campanha que ganhou o mundo: a luta contra o câncer de próstata, uma doença grave que acomete exclusivamente a população masculina.

O secretário geral, Francisco Xavier da Silva (Chiquinho), abriu os trabalhos conclamando os companheiros a fazerem uma reflexão sobre qual a importância que estão dando para a sua saúde.

O secretário de saúde e coordenador do evento, Valdemir de Jesus Santos (Mi), destacou a necessidade de debater o assunto e, desta forma, desmitificar a doença e seus tabus. “A proposta do Novembro Azul é ampla. Além de ficarmos cientes sobre o câncer de próstata, os sintomas, os tratamentos e a relevância do diagnóstico precoce para a cura, cada um dos participantes tem a responsabilidade de ser um multiplicador das informações fornecidas pelo palestrante, levando-as ao conhecimento dos companheiros de trabalho, amigos e familiares. Quanto mais informados, mais preparados estaremos para combater essa doença”.

Para falar com propriedade sobre o câncer de próstata, o sindicato convidou o Dr. Milton Flávio, respeitado profissional na área de saúde pública, com doutorado e mestrado em Urologia.

O médico começou dizendo que se sente muito à vontade com a plateia de trabalhadores, afinal é o quinto ano consecutivo que palestra sobre o assunto para a categoria. “Meu enfoque é falar de forma simples e objetiva sobre o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Falando a nível de Brasil, temos que romper a barreira do preconceito e incluir na nossa vida o exame de toque retal. É inadmissível que um exame, cuja duração não passa de alguns segundos, seja ainda um obstáculo a vencer para verificar as condições de saúde de uma pessoa”, ressaltou Milton Flávio.

Os companheiros que não têm histórico de câncer de próstata na família foram orientados a fazerem esse procedimento diagnóstico a partir de 40 anos nos postos de saúde ou nas unidades do Programa Saúde da Família mais próximas de sua residência. O palestrante disse que ao contrário do câncer de útero que pode ser prevenido, desde que se combata a inflamação no local, nos casos de câncer de mama e de próstata é preciso ser vigilante. “A arma mais eficiente contra a doença é o diagnóstico precoce.

O presidente em exercício do Sindmotoristas, Valmir Santana da Paz (Sorriso), agradeceu o Dr. Milton Flávio pela sua disposição de falar deste tema e de alertar sobre o compromisso que todos temos que ter com a nossa saúde. “Viver é bom, melhor ainda é viver uma vida saudável”, finalizou Sorriso.

Confira todas as fotos: https://bit.ly/32xycqW