1 de agosto de 2018

Sindmotoristas participa de Seminário da UGT/SP

Sendo o primeiro sindicato do setor de transportes do país a impedir os efeitos da nova legislação trabalhista, o SINDMOTORISTAS, por meio do secretário Francisco Xavier da Silva Filho (Chiquinho do DIEESE), contribuiu na organização do grande seminário realizado pela UGT/SP que discutiu o futuro dos sindicatos pós-reforma.

O evento aconteceu no Centro de Lazer do Fecomerciários, Praia Grande/SP, dias 30 e 31 de julho e 1 de agosto.

Questões sobre convenções coletivas e custeio sindical foram amplamente debatidas no evento. “O seminário foi positivo em todos os sentidos. Esse encontro de ideias é fundamental neste momento delicado em que a classe trabalhadora e o movimento sindical buscam se adequarem à nova realidade, depois do “golpe” sobre direitos históricos. É preciso pensar, e urgente, em um novo modelo de ação sindical”, avaliou Chiquinho que também é secretário geral da UGT/SP.

O evento reuniu representantes de diversas categorias profissionais que participaram de uma extensa programação temática. Com o objetivo de aprofundar a discussão deste novo cenário nacional, durante estes três dias foram proferidas palestras sobre: negociações coletivas pós-reforma trabalhista; o mercado de trabalho e a qualidade de emprego após a reforma trabalhista; desafios da negociação trabalhista na reforma trabalhista; e como financiar as atividades sindicais sem fonte de custeio.

O presidente em exercício do sindicato, Valmir Santana da Paz (Sorriso), participou das atividades do último dia de seminário. “Temos que realizar mais encontros dessa relevância, promover debates e elaborar propostas para impedir o retrocesso nas relações do trabalho. A UGT/SP está de parabéns pela iniciativa. Precisamos assumir o papel de multiplicadores de informações, assim como já fez o SINDMOTORISTAS, quando promoveu o debate com 1.200 trabalhadores em transportes sobre os impactos da reforma trabalhista no 7º Seminário da categoria, realizado em novembro de 2017”, observou o presidente Sorriso.