29 de Abril de 2020

Sindmotoristas consegue na justiça liminar obrigando as empresas a fornecerem máscaras e álcool gel aos condutores de São Paulo

Uma ótima notícia aos motoristas e cobradores de São Paulo, a Justiça do Trabalho acaba de deferir uma liminar obrigando as empresas de ônibus de São Paulo a fornecerem aos seus colaboradores máscaras e álcool em gel 70%, para que os mesmos possam se proteger contra o novo coronavírus. A medida foi favorável a uma ação ingressada pelo Sindmotoristas.

“Buscamos garantir a proteção dos condutores por meio do diálogo e bom senso. Foram inúmeras tentativas, cobranças, ligações e protocolos em vão. Diante da omissão e negligência dos patrões, fomos obrigados a recorrer à Justiça”, informou o presidente do sindicato e deputado federal, Valdevan Noventa.

O presidente conta que a preocupação do sindicato se deu desde os primeiros casos positivos ao Covid-19 no país. Conforme ofícios protocolizados pelo sindicato, desde o dia 16 de março já havia cobranças às empresas. No entanto, apesar dos esforços, não houve avanços e medidas efetivas por parte dos empresários no que diz respeito ao fornecimento de EPIs aos colaboradores.

“Caso descumpram a liminar, cada empresa reclamada receberá multa diária de R$ 10 mil, podendo chegar até R$ 200 mil, valores que serão direcionados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador. Uma representação no Ministério Público do Trabalho também foi apresentada pelo sindicato”, contou Valdevan Noventa.

MORTES CRESCEM NA CATEGORIA

De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria de Saúde do Sindicato, até a presente data já o registro de 457 casos suspeitos na categoria, 107 confirmados e 27 mortes registradas – destas, 8 já foram comprovadas e 19 aguardam resultado de exames.