23 de Abril de 2020

Rotina de motorista de ônibus no período do coronavírus é matéria da CNN Brasil

Com sensibilidade e realismo, a série “Heróis Anônimos” do canal CNN Brasil mostra como tem sido o dia de profissionais que prestam serviços essenciais e são mais vulneráveis ao contágio do coronavírus. Os trabalhadores em transportes estão entre eles.

A reportagem acompanhou a jornada do motorista da Metrópole Paulista, Ademilson Hermenegildo de Oliveira, desde a saída da sua residência, ainda de madrugada, até à chegada à empresa para mais um dia de trabalho.
Enquanto comanda o volante do ônibus, o companheiro fala da mistura de sentimentos que ele atribui à crise de saúde. Declara seu amor incondicional à profissão, seu temor de pegar o vírus e contaminar membros da sua família, o estresse que já era grande se intensificou com a pandemia e a cobrança de cumprir sempre com seu dever.

Ademilson também revelou que no início da restrição, as pessoas foram mais colaborativas, poucos passageiros e carros em circulação. “Mas agora o trânsito está mais pesado e vários ônibus andam lotados, inclusive, com a presença de muitos idosos”.

Citou ainda vários casos de contaminação na categoria e da sua tristeza ao perder seu companheiro de garagem, Maguila, que não sobreviveu às complicações do COVID 19.

Um levantamento do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), aponta que trabalhadores em ônibus correm 70% de risco de serem contaminados devido ao exercício de sua profissão.

Certamente muitos condutores se identificam com a história do motorista Ademilson, que diariamente vive uma batalha para manter seu emprego, garantir o sustento da família e defender a sua vida.

Confira a reportagem clicando aqui