Responsabilidade Social

Um projeto inovador para a categoria

O projeto de proporcionar treinamento aos cobradores habilitados para que possam obter uma profissão e tornarem motoristas foi uma iniciativa do Sindicato dos Motoristas de São Paulo, através do presidente Valdevan Noventa, que vem incentivando o crescimento desses trabalhadores ( as) para que possam ter um futuro melhor.Uma oportunidade que nunca antes havia acontecido na categoria.

Esse trabalho está sendo desenvolvido com os companheiros da Transkuba, Campo Belo I e II. Os cobradores que já possuem a carteira de motorista categoria D ou E, podem se cadastrar e treinar de 2ª a 6ª feiras das 07h00 às 10h00 e das 14h00 às 17h00. Não há nenhum custo para o trabalhador, todas as despesas são custeadas pelo Sindicato: ônibus, combustível, manutenção, instrutor, etc.

O instrutor responsável pelas aulas, Sérgio Francisco Rosa (Serginho), disse que nesses 2 meses em que o projeto está funcionando tem visto de perto a vontade e dedicação dos alunos, que estão felizes com essa oportunidade de deixarem de ter apenas uma função para ganharem uma profissão. “É um trabalho muito gratificante, e que está dando certo”.
Serginho explica que o treinamento é totalmente prático, os alunos dirigem o ônibus percorrendo os itinerários de alguns linhas da região, para que possam ganhar experiência e segurança na hora de realizar os testes na empresas.
Ao total 76 cobradores já se increveram, alguns já concluíram e outros ainda estão treinando. 48 já fizeram os testes nas empresas e passaram (36 da Campo Belo I e II e 12 da Transkuba), e agora são motoristas. A procura tem aumentado e os interessados devem procurar os diretores Cupim e Adriano ou os delegados Renato e Ceará, lá na garagem da Transkuba, que são os responsáveis em fazer esse projeto funcionar.
A intenção do Presidente Noventa é expandir esse projeto para todas as garagens, para que todos possam ter acesso a esse treinamento. “Eu e minha diretoria temos um compromisso com a categoria de fazer sempre o melhor por ela. E esse projeto é apenas parte desse compromisso, pois ainda temos muito por fazer”.

Para agradecer ao presidente, os cobradores juntamente com os diretores e delegados da Transkuba organizaram ontem (26/03) um almoço para dizer pessoalmente o quanto estão felizes de serem lembrados e terem um projeto específico voltado para eles.

Estiverem presentes os diretores Cupim e Adriano, os delegados Renato e Ceará, da Transkuba, os diretor Valdemir (Mi) e o delegado Eduardo Pinheiro (Salgadinho) da Campo Belo I, o diretor Amaurício (Vinte e dois) e o delegado Arilson da Silva (Tico) da Campo Belo II. Além disso, participaram diretores de outros regiões.

Depoimentos dos cobradores:

Roberto Santos Messias – Campo Belo I

“Foi uma iniciativa excelente. Uma oportunidade de obtermos conhecimento e maior responsabilidade. Esse projeto tem que ser ampliado, pois faz com que a gente tenha maior segurança e confiança”

Raimundo Duarte – Campo Belo I

“Esse treinamemnto nos ajuda bastante. Antes de iniciar o treinamento não tinha conhecimento do funcionamento do ônibus ou noção de espaço, por isso era inseguro e tinha medo. O treinamento me ajudou muito. Ganhei confiança e deixei o nervosismo de lado. Me senti bem preparado para fazer o pré-teste”.

Lucinaldo Carlos Lino de Souza – Transkuba

“Um projeto ótimo. Antes não tínhamos essa oportunidade. Todo mundo deveria fazer esse treinamento, ajuda bastante. Praticando na rua fica muito mais fácil. O sindicato e o Presidente Noventa estão de parabéns!”

Luã Danilo – Transkuba

“Achei ótimo. Eu não sabia nem dirigir carro de passeio, e agora estou praticando itinerários e linha do bairro, ganhando experiência no trânsito, muito bom mesmo! Tem muita gente, como eu, que só falta um incentivo para começar. Mas, o que estou mais feliz é que agora terei uma profissão”.

Vanussa Vicência Almeida – Transkuba

Melhor impossível. É uma grande oportunidade que estamos tendo, pois quando vamos realizar o pré teste já estamos preparados e seguros. O presidente tem que expandir urgente esse projeto. Quero dizer a ele, parabéns pela iniciativa!”