Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

5 de junho de 2018

Projeto que prevê tomadas em ônibus é aprovado

Projeto que prevê tomadas em ônibus é aprovado

Dentre os mais de 50 projetos de autoria dos vereadores aprovados na última sessão da Câmara Municipal, na quarta-feira (19), passou pelo crivo dos parlamentares o que determina a implantação de tomadas para celulares dentro dos ônibus e nos pontos de espera dos coletivos.

O texto que avançou em segunda votação, e segue agora para sanção ou veto do prefeito Fernando Haddad (PT) funde propostas diferentes dos vereadores Adilson Amadeu (PTB) e Paulo Fiorilo (PT). Enquanto o primeiro tentava emplacar a instalação dos dispositivos nas paradas, o petista defende que os veículos tenham pontos que distribuam energia, como já ocorre em carros particulares.

“O Adilson (Amadeu) pediu para ser co-autor, pois ele tinha outro (projeto) que tratava de tomadas em pontos de ônibus. São coisas distintas”, defendeu Fiorilo, que foi informado pela reportagem que sua proposta acabou incluindo também o projeto do colega do PTB.

Segundo Fiorilo, que limitou-se a responder sobre as tomadas dentro dos veículos, o custo para a instalação seria mínimo. “As tomadas serão abastecidas pelo sistema de geração de energia do próprio ônibus, de forma similar ao que ocorre em carros particulares.” Pelo texto do projeto de lei, as empresas que operam no sistema na capital não poderão repassar esse custo às tarifas, ou seja, a conta deverá ser paga por elas mesmo ou pela Prefeitura.

O projeto dos pontos de ônibus é ainda mais vago. Não especifica, por exemplo, se os 6,3 mil totens, de um  total de 19,7 mil paradas,  também receberão tomadas. Isso será apenas definido adiante, na regulamentação, caso a lei seja sancionada, dizem os parlamentares. O prazo é de 60 dias.

Melhoria

Para a agente de atendimento Elisângela Alves, de 32 anos, a ideia é válida. “A gente já paga R$ 3,80 e não tem um transporte de qualidade. Tem de melhorar, mas sem cobrar mais”, disse. Ela passa, por dia, três horas dentro do ônibus. “Um dia precisava falar com minha filha e como a bateria do celular tinha acabado, fiquei angustiada”, lembrou.

O monitor de qualidade Renan Pinto Lisavskasi, 27, apoia a proposta. “Em alguns articulados já há entrada USB, mas com chiclete colado.”

Para passageiros, insegurança em paradas assusta

Entre os passageiros, a ideia da instalação de tomadas nos pontos de ônibus preocupa. “Se a gente não gosta de esperar nos pontos com medo dos bandidos, imagina colocar o celular exposto para carregar”, indagou a atendente de telemarketing, Jordana Souza, de 37 anos.

 

 “Eu não carregaria meu celular no meio da rua, num ponto de ônibus”, argumentou a motorista Jéssica da Silva, de 33 anos.

Apesar do temor dos passageiros, para o autor dessa parte da proposta, o vereador Adilson Amadeu (PTB), tudo é uma questão de reeducação.

“Todos os países do mundo têm, até Portugal que estava ‘quebrado’ tem. Claro que a preocupação sempre é grande, porque tem vândalo para todo lado. Mas acredito no comportamento carinhoso da nossa população com essas facilidades”, disse.

Amadeu ainda acredita que as propagandas nos pontos de ônibus serão suficientes para arcar com os custos do projeto. “A tecnologia veio para ficar.” 

Ainda conforme o texto do projeto de lei, a energia utilizada deverá ser “preferencialmente de fontes renováveis” quando se tratar de ambiente externo.

 

(Fonte: Diário de SP)