28 de Abril de 2020

Fala Brasil, da Rede Record

Preocupação do Sindmotoristas é pauta do
Fala Brasil, da Rede Record

Mais uma vez a preocupação do Sindmotoristas com a negligência das empresas de ônibus de São Paulo é alvo dos holofotes da grande mídia. Desta vez, a equipe de jornalismo do programa “Fala Brasil”, da Rede Record de Televisão, reportou a falta de proteção dos motoristas e cobradores na cidade que conta com o maior índice de coronavírus no país.

Na tarde desta terça-feira, dia 28, o secretário geral da entidade, Francisco Xavier da Silva Filho, o Chiquinho, concedeu uma entrevista, mostrando todos os protocolos do sindicato junto às empresas de ônibus e Poder Público. “Nossas cobranças têm sido intensas desde o início de março. Causa-nos estranheza o desinteresse, a omissão e a negligência dos patrões com a saúde, o bem-estar e a vida dos seus colaboradores“, afirmou.

O secretário geral também apresentou à reportagem o levantamento realizado pela Secretaria de Saúde da entidade que ilustra o aumento dos índices de Covid-19 na categoria.

Conforme o levantamento, até a presente data já há 457 casos suspeitos, 107 confirmados e 27 mortes registradas – destas, 8 já foram confirmadas e 19 aguardam o resultado de exames. “Diante dos espantosos números, o sindicato precisou subir o tom de suas cobranças e ingressar com uma Ação Civil Pública e representação no Ministério Público do Trabalho. Se por meio do diálogo e bom senso as empresas não nos atendem, irão atender por força da justiça“, concluiu.

A equipe de reportagem também ouviu o motorista Valdir Costa, que atua na Metrópole Paulista. Valdir falou sobre suas preocupações diárias em ir ao trabalho sem o devido respaldo da empresa. “Recebemos uma única vez o álcool em gel. Nossas máscaras são compradas por nós mesmos, caso contrário, ficamos à mercê da boa vontade das empresas. Enquanto isso, temos que lidar com o luto de amigos que se foram em decorrência do coronavírus“, lamentou.

A reportagem vai ao ar nesta quinta-feira (30), a partir das 8h45, no programa Fala Brasil, na Rede Record de Televisão.

Confira os bastidores da gravação clicando aqui!