22 de novembro de 2019

Posse da nova diretoria da COOPERTRANSP reúne lideranças políticas e sindicais e muitos amigos

A Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores em Transportes do Estado de São Paulo (COOPERTRANSP) iniciou um novo momento da sua história. Na tarde desta sexta-feira (22), foi empossada a diretoria da entidade para a próxima gestão, que terá o desafio de reduzir o déficit habitacional na categoria, tornando possível para o trabalhador o direito à moradia própria.
A solenidade aconteceu na sede da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários/SP (FTTRESP) na presença de diversas autoridades do meio político e sindical, familiares e amigos.
O deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP) declarou estar feliz em participar deste encontro que reúne a elite das lideranças do segmento de transporte do país. Para o parlamentar a cerimônia é uma demonstração de força e unidade, de consciência de classe, um recado para aqueles que querem, por meio de reformas, acabar com os sindicatos. “Da nossa parte eles não terão facilidades, faremos a resistência para defender os direitos da classe trabalhadora. Não há democracia se não houver sindicatos”.
O presidente da FTTRESP, Valdir de Souza Pestana, disse que, mesmo com febre, fez um esforço para estar no evento e poder manifestar sua confiança e apoio ao projeto da cooperativa. O dirigente enfatizou que a Federação vai fazer o seu papel e apresentar a COOPERTRANSP para os sindicatos filiados de diversas cidades do Estado para que abracem essa causa de cunho social.
Ovacionado pela plateia, o deputado federal e presidente licenciado do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, falou da sua confiança no sucesso da cooperativa, que ela vai crescer e, assim, beneficiar milhares pessoas. O deputado destacou que o projeto é bastante audacioso. “Será através dele que levaremos dignidade para os trabalhadores e suas famílias, tirando-os do aluguel que consome mais de 60% do seu salário ou de moradias precárias. Certamente, na próxima campanha salarial dos condutores, a doação de um terreno para construção de condomínios de casas e apartamentos será ponto de pauta”. O deputado lembrou ainda que no comando dessa missão está o companheiro Tega, dirigente obstinado, que conta com seu apoio irrestrito para que os objetivos sejam alcançados.
Na sua fala, o presidente em exercício Valmir Santana da Paz (Sorriso) afirmou que realizar o sonho da casa própria para o trabalhador em transporte não é uma prioridade apenas da COOPERTRANSP, mas também do Sindicato dos Motoristas/SP e de outras entidades profissionais do segmento. Sorriso afirmou que quem ficar de fora do projeto habitacional irá se arrepender. “Amanhã eles estarão aplaudindo aqueles que se uniram para fazer a diferença na vida do trabalhador e das suas famílias”.
Os dirigentes do Sindicato dos Condutores de Guarulhos, Marrom, e do SINDILOG, Moacyr Firmino, disseram que o companheiro e irmão Tega não precisou de muito discurso para convencê-los de que o projeto é sério e terá êxito em seu propósito.
Antes de passar o cargo de presidente da COOPERTRANSP, Antônio Gonçalves de Miranda (Mirandinha), enalteceu o seu sucessor. “Tiro o chapéu para o Tega que conseguiu agregar forças de peso como o deputado Noventa, Pestana da Federação e outras importantes lideranças. Aliás, ele foi mais além, ao trazer os que fizeram oposição no passado para o projeto da cooperativa.
Depois de várias manifestações de apoio e carinho dos seus pares, o secretário da Habitação do Sindmotoristas, Almerindo do Santos Oliveira (Tega), falou da sua uma alegria em compartilhar este momento com todos os amigos. Disse acreditar na lei da semeadura – “a gente colhe o que a planta” – e que ele escolheu fazer o bem sem olhar a quem. Emocionado o novo presidente da COOPERTRANSP acredita que na vida só se conquista com trabalho, compromisso e seriedade. Que Deus lhe deu a oportunidade de fazer mais pelas pessoas, através da cooperativa. Junto com os companheiros de direção, porque para ele ninguém vai muito longe sozinho, vai fazer uma gestão de parceria. “Não assumi esse desafio para ter apenas o status de presidente. Nosso grupo trabalhará para o bem de milhares de trabalhadores que merecem o direito à casa própria”.
Ao final dos discursos e com muita festa, a nova diretoria da COOPERTRANSP foi oficialmente empossada.

Fotos: Denis Glauber

]