Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

6 de junho de 2020

Ônibus da capital paulista só vão transportar passageiros sentados

Ônibus da capital paulista só vão transportar passageiros sentados

A partir de segunda (8), veículos passarão direto nos pontos se estiverem com a capacidade cheia para minimizar chance de contágio por Covid-19

Os ônibus na cidade de São Paulo só vão poder circular com a capacidade máxima de passageiros sentados.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Edson Caram, a medida passa a ser obrigatória a partir deste sábado (5) e tem como objetivo evitar lotações nos transportes municipais, após a gestão municipal autorizar a reabertura de concessionárias e escritórios na cidade.

“Isso está sendo colocado no protocolo para, a partir de amanhã, começar a funcionar”, afirmou Edson Caram em entrevista ao Bom Dia São Paulo na manhã desta sexta-feira (5).

De acordo com o secretário, veículos sairão dos terminais vazios para recolher as pessoas nos pontos do percurso e evitar lotação dos carros.

“É importante então a população entender que se em um determinado momento o ônibus que ela está esperando no ponto passar e não parar, logo atrás virá um outro com condição de recolhe-lá para levar ao seu trabalho.”

O secretário ainda afirmou que nesta sexta (5), a medida ainda funciona como uma recomendação. A partir do sábado (6), passa a ser norma.

“Vai ser obrigação. Hoje nós vamos recomendar, a partir do momento que eu colocar o protocolo no site e mostrar como vai ser, passa a ser obrigação das empresas a respeitarem o que está no protocolo.”
O secretário afirmou que o número de usuários utilizando o transporte municipal se manteve estável desde o início da quarentena. Ele ainda afirmou que a Prefeitura já colocou mais 2 mil veículos à disposição do sistema, caso seja necessário.

“Desde o início do decreto do prefeito nós temos tido o mesmo número de usuários diariamente. Não fugimos daquela faixa de 33% de usuários utilizando. Estamos com 65% da frota em circulação.”

Já o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que não é possível restringir o número de passageiros nos trens do Metrô e da Companhia de Trens metropolitanos (CPTM). “O transporte sobre trilhos é um transporte em massa, totalmente diferente dos ônibus que são de baixa capacidade”, disse. No entanto, ele afirmou que apesar de ter a redução de 70% no fluxo de passageiros de um dia normal, a frota chega a operar com 100% em alguns horários. Além disso, Baldy afirmou que as operações de limpeza serão mantidas.