Lideranças discutem os rumos do sindicalismo no Brasil

Lideranças discutem os rumos do  sindicalismo no Brasil

Os impactos da nova legislação trabalhista na sociedade e na atuação dos sindicatos foram pauta de um encontro que reuniu grandes personalidades do meio político e sindical do país.

Nessa última quinta-feira (22), o deputado estadual Campos Machado (PTB/SP), o presidente nacional da UGT Ricardo Patah, o presidente do Sindicato dos Padeiros Chiquinho Pereira, o assessor de comunicação Mauro Ramos e o secretário do DIEESE do SINDMOTORISTAS, Chiquinho, representando na oportunidade o presidente da entidade, Valdevan Noventa, reuniram-se para debater, entre outros temas, a lei nº13.467/17 que dilapidou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e mexeu profundamente nos alicerces da organização sindical.

No encontro, Chiquinho falou do momento delicado que vive a categoria dos condutores de São Paulo. “Estamos em plena campanha salarial e os desafios da gestão Valdevan Noventa são grandes. Na próxima semana acontecerá a primeira rodada de negociação e o patronal já sinalizou com uma pauta própria para precarizar e até retirar direitos dos trabalhadores, respaldado por essa lei que só interessa o setor econômico. Paralelamente a isso, acontece o processo licitatório do sistema de transporte público da capital paulista”.

Apesar das dificuldades, Chiquinho disse estar confiante no êxito dessa campanha. “Temos a sorte de contar com um grande líder para comandar a nossa luta, que é o presidente Valdevan Noventa. Estamos certos que ele nos conduzirá à vitória, garantindo melhorias salariais e sociais, além da manutenção dos nossos postos de trabalho”, afirmou o dirigente.

Sobre o movimento de resistência à Lei 13.467, o presidente da UGT declarou que as centrais sindicais estão trabalhando conjuntamente em várias frentes no Congresso Nacional e na Justiça, onde está sendo questionada sua constitucionalidade por meio de várias ADINs (Ação Direta de Inconstitucionalidade).

Já o deputado Campos Machado ressaltou a importância desses encontros e a necessidade de ampliar as discussões com todos os setores da sociedade, principalmente, porque é um ano de eleições em que os brasileiros vão escolher seus representantes e decidirem seu futuro.

No encontro, as lideranças ainda destacaram a importância de continuarem firmes e comprometidas com a defesa permanente da democracia e da liberdade no Brasil.