Já como eleito, Doria diz que vai congelar tarifa de ônibus e aumentar velocidade nas marginais

Em suas primeiras entrevistas já como prefeito eleito de São Paulo, o empresário João Doria Junior, disse que nos primeiros dias de governo vai aumentar as velocidades das marginais dos rios Tietê e Pinheiros.

“Na semana seguinte muda [velocidade das marginais]. Só não muda no dia seguinte porque nós precisamos mudar a sinalização conforme determina o Código Nacional de Trânsito. As velocidades nas marginais vão para 90, 70 e 60 [km/h]. O restante da cidade vamos manter e rever, ponto a ponto, necessidade de revisão” – disse a vários veículos de comunicação.

De acordo com a CET, – Companhia de Engenharia de Tráfego, hoje sobe responsabilidade da gestão Fernando Haddad, prefeito que não conseguiu se reeleger, as reduções de velocidade contribuíram para queda no número de mortos e feridos na cidade, o que é contestado por Doria.

“Isso é uma falácia. Com sinalização, fiscalização, com campanhas educativas não haverá aumentos, haverá decréscimo de acidentes”

Seguindo diretrizes da ONU – Organização das Nações Unidas, que tem como meta reduzir para até seis mortes no trânsito a cada cem mil habitantes até 2020, diversas cidades do mundo reduziram os limites de velocidade e dizem ter conseguido resultados positivos, diminuindo o número de óbitos e também a gravidade dos acidentes.

Doria voltou a dizer que vai acabar com o que considera de “indústria da multa” e rever radares.

TARIFA DE ÔNIBUS:

João Doria também disse na manhã desta segunda-feira a emissoras de rádio e TV que vai congelar no ano que vem a tarifa de ônibus municipais em R$ 3,80.

Apesar de falar em esforços para obter recursos estaduais e federais para obras de transportes, Doria não disse de onde vão tirar dinheiro para subsidiar o congelamento da tarifa.

“Não vamos mexer na tarifa, não há a menor possibilidade de mexer na tarifa. Nós temos que aumentar a eficiência, não é aumentar a tarifa e nem criar impostos, não vamos fazer isso”

Atualmente, o subsídio de R$ 1,79 bilhão para os transportes, que deveriam durar até o final deste ano, se esgotaram já na segunda quinzena de setembro. A dívida da prefeitura com as empresas de ônibus gira em torno de R$ 200 milhões. No orçamento para 2017, a prefeitura propõe R$ 1,7 bilhão de subsídios para bancar principalmente gratuidades e integrações e prevê o aumento da tarifa, já que o valor destes subsídios seria insuficiente.

Doria também disse que vai ampliar redes de corredores, concedendo os espaços à iniciativa privada, mas ainda não informou como faria isso.

Também voltou a falar nesta manhã que deve ampliar o número de ônibus articulados e biarticulados.

O candidato do PSDB que conseguiu a vitória inédita em primeiro turno também disse que vai rever algumas faixas de ônibus, como na Avenida Giovanni Gronchi, no Morumbi, e ciclovias.

(Fonte: Adamo Bazani, jornalista )