Governo recorrerá da suspensão do reajuste da integração assim que for notificado, diz Alckmin

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira (9) que recorrerá da decisão que suspendeu o aumento na tarifa de integração entre ônibus e trilhos assim que for notificado pela Justiça. Com o reajuste, a tarifa passou de R$ 5,92 para R$ 6,80.

A decisão que suspendia o aumento foi tomada na última sexta-feira (6). Ainda assim o reajuste no transporte público entrou em vigor nesta segunda-feira porque, segundo o governo, não houve notificação.

“Nós já vamos recorrer hoje. Não teve nenhuma notificação, portanto, não tem vigência enquanto não há notificação, e será recorrido imediatamente porque nós entendemos que essa decisão foi a decisão mais correta porque beneficia mais pessoas e quem mais precisa”, afirmou Alckmin.

A decisão tomada na última sexta em caráter liminar (provisório) pelo juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho cancelou toda a planilha de aumentos publicada no dia 31 de dezembro, que inclui também os bilhetes mensais e 24 horas (veja lista abaixo). A decisão, no entanto, não barra o aumento do transporte intermunicipal da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que afetará 1,7 milhão de pessoas que usam mais de 570 linhas de ônibus.

Nesta segunda, Alckmin justificou o aumento com base na inflação. “Nós tivemos uma inflação nos últimos 12 meses em torno de 6,5%, fazendo um mix de vários indicadores, e não foi reajustado nada do Bilhete de R$ 3,80.

“A maioria das cidades aumentou [a tarifa de ônibus] para R$ 4,20, R$ 4,50, e aqui não tivemos nenhum reajuste, e isso beneficia a maior parte da população porque 51% dos usuários do Metrô utilizam o Bilhete de R$ 3,80, 62% dos usuários da CPTM utilizam o bilhete de R$ 3,80 e 66% dos usuários do ônibus utilizam também esse bilhete. Queremos também destacar que nós temos perto de 1 milhão de gratuidades”, completou Alckmin.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, foi questionado sobre como será a integração. “Nós vamos estudar com mais profundidade a questão das linhas de ônibus, nós temos linhas da EMTU, linhas da SPTrans que podem ser realocadas, nós vamos avançar na questão tarifária, hoje nós temos vários bilhetes: o Bom, o Bilhete Único, podemos avançar na integração”. Indagado se poderia ter um novo bilhete, ele respondeu : “De médio a longo prazo”, afirmou o secretário estadual de Transportes Clodoaldo Pelissioni.

Os reajustes propostos pelo governo Alckmin e o prefeito João Doria (PSDB) e mantidos mesmo após liminar:

• Tarifa do Metrô: valor de R$ 3,80 será mantido
  • Tarifa da CPTM: valor de R$ 3,80 será mantido