Governo do Rio anuncia reajuste no Bilhete Único

Moradores de ilhas ainda terão que pagar por transporte nas barcas

RENATO LOBO

Por conta da crise econômica que afeta o país, sobretudo o estado do Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão anunciou que deve tomar medidas para controlar as contas públicas, entre elas, reajuste do Bilhete Único em 2017.

O valor passará dos atuais R$ 6,50 para R$ 7,50 (15% de aumento), que da direito a duas passagens.

Já os moradores que eram isentos no pagamento das barcas de Paquetá e Ilha Grande, passarão a pagar R$ 2,80 de passagem. A administração estadual ainda que o fim da integração van-van, que normalmente tem tarifa mais cara.

“Nós queremos continuar oferecendo o benefício. Não fazer nada significaria o risco de o Bilhete Único acabar e aí seria subsídio zero, seria auxílio zero e retornaríamos a 2009, onde de fato a distância do transporte era o fator de decisão da empregabilidade, que o Bilhete Único retirou esse fator de decisão e, agora sim, a gente tem um impacto nisso. Mas é o menor impacto possível para continuar tendo o benefício”, afirma Rodrigo Vieira, secretário estadual de Transportes.

(Fonte: Blog Ponto de Ônibus)