22 de Abril de 2024

Diretoria do Sindicato organiza sua ações para a segunda reunião com o setor patronal

Em prévia para a segunda reunião com o setor patronal, a diretoria do SMTRUSP (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) promoveu, nesta segunda-feira (22), o terceiro encontro dos membros da comissão de negociação na sede da entidade.

Na pauta, as lideranças fizeram um balanço de importantes ações tomadas pelo Sindicato, como a primeira reunião com o patronal onde foram – de pronto – aprovadas 28 cláusulas (duas estão suspensas para aprofundamento e alinhamento dos benefícios), aprovação da pauta específica nas assembleias regionais da Manutenção, bem como preparação e orientação dos representantes da comissão para a próxima reunião com o Sindicato Patronal (SP-URBANUSS) que promete ser mais dura e mais tensa conforme o avanço das cláusulas.

Para o técnico do DIEESE, Ilmar Ferreira da Silva, existe espaço para avanços na Convenção Coletiva da categoria. “O aquecimento da economia indica cenário positivo, sobretudo no setor de transporte que está enquadrado em serviços. Este fator deve ser bem explorado nas negociações com avanços em questões salariais e importantes benefícios sociais”.

Na avaliação do presidente Edivaldo Santiago, o plano estratégico de preparação para a Campanha Salarial 2024 é positivo, pois o nível das discussões “alcançou patamar expressivo, onde nos posicionamos como negociadores, e não batedores de palmas”. “Diretores, delegados, comissão precisam estar preparados para promover o embate forte com os patrões nas negociações, e levar a mensagem aos trabalhadores nas garagens, que devem estar mobilizados para suas lutas”.

De acordo com o presidente do SMTRUSP, a entidade vai insistir na pauta de reivindicações construída junto aos trabalhadores “até o final, sem exceção”. “Cada item, cada ponto tem a discussão efetiva dos companheiros e companheiras em assembleias. E a vontade soberana da categoria será respeitada de forma incansável, transformando nossa luta em bem-estar e qualidade de vida”.

Reunião com representantes da Manutenção

Outro ponto abordado na reunião foi a organização dos companheiros integrantes do conselho consultivo do setor de manutenção, escolhidos em assembleia.

O secretário da pasta, Marcos Antônio Rodrigues de Oliveira (Cachorrão) vai organizar uma data para recebê-los no SMTRUSP e conversar à respeito de suas reivindicações nas garagens.

Dia 25 de abril, Dia Nacional de Luta dos Condutores

O presidente Edivaldo Santiago propôs, e foi aceitada, a realização de uma grande e histórica manifestação nas garagens do sistema de transporte urbano por ônibus da capital.

O evento ocorrerá no dia 25 de abril, onde todos os diretores, delegados, cipeiros e demais agentes representativos da categoria – munidos com a faixas pretas e vermelhas – vão protestar de forma pacífica por melhorias para a categoria e para os trabalhadores brasileiros. Os companheiros estarão nas garagens conversando com os trabalhadores, orientando, atualizando informações sobre a Campanha Salarial 2024, assim como questões de ordem política.